Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 06/08/2020 05:12

    O ser humano vive enfrentando obstáculos. O maior deles é entender a complexidade de "se viver". Tantos são as variáveis que, após muitos estudos, surgiu o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), usado como um parâmetro por muitos governos.

    Num artigo recente li sobre um Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a consultoria PwC Brasil.

    Alguém se lembra da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) da era Lula/Dilma? Pois é, segundo consta só 41,5% dos municípios adotaram algum de sistema de custeio individualizado, seja por taxa ou tarifa, para remunerar os serviços de manejo de resíduos sólidos, medida prevista na PNRS. O restante continua depositando o lixo a céu aberto, nos chamados lixões.

    Quanto a reciclagem o Brasil apresenta um índice de 3,85%, considerado muito baixo. Países da zona do Euro e EUA já atingiram o índice de 30%.

    Agora vem a pergunta que não quer calar!

    Alguém se lembra como começou a "estória" do PT? Nas prefeituras que ele administrava no Estado de São Paulo na década de 90? Um exemplo marcante foi da prefeitura de Ribeirão Preto-SP, onde Antonio Palocci era o gestor. O primeiro escândalo referente ao lixo. Lembram-se quando a Marta Suplici assumiu a prefeitura de São Paulo e, no calar da noite, assinou a prorrogação do contrato de concessão da coleta do lixo com uma empresa e, os valores foram muito combatidos.

    Enfim, esse é somente mais um "obstáculo" que vivenciamos mas, infelizmente, não temos habilidade em resolvê-lo. Precisamos eleger representantes para resolvê-los.

    Veja que os produtores rurais têm um condicionamento responsável de fazer a tríplice lavagem das embalagens dos agroquímicos e, em datas pré-definidas todo aqueles volumes são destinados a reciclagem. Os "lixos" produzidos pela atividade rural não são vistos jogados à margens de rios, ou estradas. Como vemos nos centros urbanos e, ainda somos taxados de "poluidores".

    Acho que vai chegar o dia em que vão exigir da classe a proibição de respirar pois, respirar produz CO2.

    Vamos ser obrigados viver sob o processo da fotossíntese, como os vegetais e o microplâncton.

    3