Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 22/12/2020 10:43

    A dialética negativa, ganhou corpo com a criação da Escola de Frankfurt, que incorporava toda a moderna Teoria Critica da Sociedade.

    Alguns nomes de destaque da fundação são: Jürgen Habermas, Herbert Marcuse, Theodor H, Adorno e, quando o regime nazista os perseguiram, foram para os EUA e lá pregaram nas Universidades estadunidenses suas doutrinas.

    Ato contínuo, esse grupo de "filósofos" centrou seus esforços especificamente na cultura. É a cultura o que forma os fundamentos que modelam a mentalidade e a visão política das pessoas. Alterando-se a cultura, altera-se a mentalidade e a visão política das pessoas. Para alterar a cultura, é imprescindível controlar a linguagem e as ideias. E, para se fazer essa revolução cultural, era imprescindível se infiltrar nos canais institucionais, particularmente a mídia e a educação.

    Esse é o ponto-chave que liga a Escola de Frankfurt àquilo que hoje conhecemos como o "politicamente correto". No cerne do politicamente correto está a crença de que menos liberdade garante mais justiça e, consequentemente, mais segurança. Este mantra é regurgitado por meio de instituições acadêmicas e discursos políticos, inserido em valores sociais e plantado nas mentes das gerações mais jovens (futuros eleitores) por meio das escolas e faculdades, exatamente como era intenção da Escola de Frankfurt.

    Para os frankfurtianos, o cristianismo representa o ressurgimento institucional da filosofia pagã, e Deus seria uma mera ficção. A religião leva as pessoas a projetarem seu sofrimento em uma entidade divina; ela serve como distração da miséria causada pelo capitalismo; em seu núcleo, não há nada mais do que a pura imaginação. À medida que as teorias darwinistas e freudianas foram desafiando a religião, o marxismo e o neomarxismo ganharam força para contestar a imagem mítica e obscurantista da milenar divindade institucionalizada. Não é Deus, mas sim o homem a entidade mais alta a ser reverenciada.

    4