Fala Produtor - Mensagem
-
nelson jose camolesi bauru - SP 26/12/2020 12:12
Comentário referente a notícia: Rentabilidade do pecuarista brasileiro pode ser ainda mais alta em 2021 com investimentos em tecnologias-
Elvio Zanini
Sinop - MT
Muito bem colocado ... Há de verificar os custos, após a venda do gado, e contabilizar se na próxima engorda sobra alguma coisa.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
pois e', jornalista e' jornalista, e criador e' criador, cada um no seu quadrado...
-
Elvio Zanini
Sinop - MT
Não me parece correta a maneira empregada para estimar a rentabilidade dos confinadores em geral, usando como exemplo dados atemporais. Ao utilizarmos o valor de venda da arroba do boi no dia da venda, temos que fazer a apuração do resultado considerando a REPOSICÃO do gado dos insumos e outros custos na MESMA DATA. Suponha que, ao fechar a conta pelos custos passados e venda presente, como menciona o articulista, obtive um ganho de 15%... Isto significa que, para adquirir os insumos, gado e pagar outros custos, gastarei 85% do total auferido na venda. Como posso adquirir o mesmo volume de gado, insumos e outros recursos se estes aumentaram em 30%. Na verdade pouco importa quanto foi pago lá traz. Se o confinador vai continuar na atividade e tem que repor os meios para tanto, e é o preço da venda e as reposiçôes na mesma data que vão dizer se houve lucro ou prejuízo... Muito mais me estranha o fato do articulista ser do Cepea (Centro de Estudos em Economia Aplicada). Gostaria muito de uma resposta explicando qual foi o método utilizado.