Fala Produtor - Mensagem
-
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP 26/12/2020 21:12
Comentário referente a notícia: "Porque defendo a vendas de terras para estrangeiros", por Eduardo Lima Porto-
Leandro da Motta lameira
Sorriso - MT
Antes de pensar em vendas para estrangeiros, deveríamos repensar as recuperações judiciais, assim os produtores deixariam de ser chamados de caloteiros, como neste post, e várias outras questões a serem enfrentadas, antes deste tema!
-
Elvio Zanini
Sinop - MT
No Nosso Brasil, O que deve ser feito é RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS e de pastagens super degradadas, e dos solos abandonados, Falta Correção, com Fosfatagem (Fosfatos de Rocha) como foi O FOSFATO DE ARAXA, do qual Nos Éramos Representantes,, aqui em Sinop-MT, tenho nota fiscal após a Conversão do REAL,, da Emprêsa TRANSCOL, de Minas Gerais o Valor da Tonelada foi de RS 27,30 , quem duvida envio a nota fiscal, Após as mudanças de Govêrnos houve uma ALIENAÇâO DAS
JAZIDAS DE FOSFATO , E NÓS AGRICULTORES " F I C A M O S A VER N A V I O S, ou no Mato Sem Cachorros , pergunto : como Se Recupera um solo como no Norte de Mato Grosso , agricultável boa topografia, sem correção profunda de FOSFATO, o qual obtem Micronutrientes, Experiência própria , iniciamos o uso do fosfato em Sinop -MT, desde o ano de 1984. Hoje o fosfato o prêço foi nas Nuvens, sòente existem fosfatos com ,baixo teor de fósforo , os quais não merecem ser aplicados , devido o custo de transporte.
-
Aloísio Brito
Unaí - MG
Sr Elton, então aí bagunçou tudo. Vamos cuidar de tantas prioridades então... educação, saneamento, regras e leis rígidas para habitações... vixe... é trem demais então.
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
Sr Aloisio, o que os politicos fizeram ate agora chama-se lobi, alguem esta pagando, e nao fomos nós, e dessa forma fica tudo explicado, quanto as demandas pendentes dos brasileiros
Ninguem vota ou aprova, voce concorda com isso?
-
Matteus Sanches
Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Sr Eduardo Porto Lima, parabenizo você pela coragem de enfrentar o tema como fez e digo que concordo com o artigo. Somente a livre concorrência e o livre mercado podem trazer prosperidade e riqueza às pessoas, e isso inclui o Agro. Não podemos defender "liberalismo para eles e protecionismo para nós". Avante pauta liberal! Vamos desenvolver esse País!
-
Carlos Massayuki Sekine
Ubiratã - PR
Essa questão da venda de terras para estrangeiros pra mim não faz nenhum sentido hoje em dia. No passado, quando muitos de nossos ancestrais vieram para esse país à procura de uma vida melhor e de terras para trabalhar, era necessária a ocupação das terras. Eram imensas áreas vazias que precisavam ser ocupadas e não havia gente nem conhecimento pra isso. Nesse sentido, devemos ser gratos a esse país que recebeu os nossos antepassados de braços abertos e permitiu que eles, naturalizados ou não, fossem proprietários de terras. Mas foram outros tempos... Hoje, temos profissionais no agro (produtores, técnicos agrícolas, agrônomos, engenheiros agrícolas, veterinários, zootecnistas, etc...) que estão entre os melhores do mundo. Temos um mercado em crescimento para as commodities agrícolas. Temos uma cadeia produtiva bem organizada tanto a jusante quanto a montante da produção agropecuária e finalmente estamos vislumbrando avanços na infra estrutura e na segurança jurídica ao mesmo tempo em que batemos recordes de produção e de produtividade safra após safra. Qual o sentido então, a essas alturas do campeonato em que conquistamos tudo isso, entregar para os outros? A quem interessa? Pra nós é que não é.
Com ou sem pauta liberal, simplesmente não faz sentido. Que tragam parceiros que invistam em nossa infra estrutura e nos forneçam crédito, insumos e equipamentos a preços mais acessíveis. Das nossas terras, cuidamos nós.
-
Leandro da Motta lameira
Sorriso - MT
Com tanta coisa a ser tratada pra ontem, discutir o sexo dos anjos/venda de terras a estrangeiros???, está muito longe de ser pauta urgente, temos centenas de outras prioridades, novas reservas para Indios, seguranca juridica, seguro de verdade, etc, etc. Esse assunto foi colocado pelo rodrigo maia, desafeto do governo, para tentar dividir o setor..., o presidente JB irá vetar, caso seja aprovado e nao haverá quorum para derrubar, ponto final.