Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 03/05/2021 12:26

    Em 1970, Norman Ernest Borlaug, agrônomo estadunidense recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Resultado de sua dedicação em aumentar a produtividade das commodities agrícolas em vários continentes. Ou seja, com o objetivo de combater a fome.

    Estamos diante de outra indicação ao Nobel da Paz. Desta vez é um brasileiro que com sua visão, transformou o Brasil, de um país importador de alimentos, ao maior exportador do complexo soja e proteínas animais do mundo. As exportações das commodities agrícolas brasileiras são suficientes para alimentar mais de 1 bilhão de pessoas.

    O Dr. Alysson Paolinelli está agora capitaneando o Projeto dos Biomas Brasileiros. Veja o que ele disse:

    "Eu sempre acreditei na ciência como a solução brasileira. Ela pode errar, mas ela mesmo conserta. Criamos o Fórum do Futuro, criamos o Projeto dos Biomas Brasileiros, mas temos uma convicção de que estamos em uma transição fundamental do químico para o biológico. Hoje somos dependentes da agricultura química e fico muito nervoso porque o Brasil poderia estar muito à frente dos demais países, mas para isso é preciso destinar recursos para a pesquisa, para a Embrapa, para que ocorra uma nova revolução no processo produtivo mundial".

    Esse é o busílis. A visão de que o solo é um substrato químico será mudado para: O solo é um organismo vivo.

    QUEM VIVER VERÁ !

    E que o Conselho Norueguês do Nobel tenha a capacidade de enxergar o legado que esse mineiro de Bambui entregou ao mundo.

    4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! Todo mundo fala em segurança alimentar mas, vou um pouco além ... Todo alimento tem que apresentar valor biológico. ... É um assunto que vai aparecer logo...logo!!! .... Já estão produzindo carnes em laboratório. Com certeza sua "química" apresenta a proteína em sua composição mas, é uma proteína de valor biológico igual a de uma carne obtida de um animal abatido? ... Elas podem conter a mesma proteína mas, ... Não acredito que vai produzir os mesmos efeitos em quem as consumir.

      3