Fala Produtor - Mensagem
-
Marcos Paulo Dambros Itapejara D´Oeste - PR 15/05/2021 10:04
Comentário referente a notícia: B3 fecha semana de desvalorização para o milho-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
O sistema é bruto. assim como Bolsonaro luta contra a grande mídia que espalha fake news, nós , os agricultores também lutamos a mesma batalha. Nunca esperei nada da CNA ou das Federações. Sistema sindical patronal acabou. Vive das merrecas do SENAR. Não soube representar os agricultores na época da contribuição obrigatória. Agora paga o preço. Se a Aprosoja não quiser seguir pelo mesmo caminho, que faça urgentemente o contraponto a esses falsos relatórios. Divulgue estimativa de safra da Aprosoja. Esta entidade tem que botar na cabeça que agricultor quer renda para se manter na atividade e poder encaminhar seus filhos na vida. Nem todos os agricultores tem 10.000 ha de terra plantada. A imensa maioria não está bem das pernas. Entendam que estes relatórios
falsos tiram a nossa renda mais do que qualquer praga. Façam alguma coisa. Não usem a associação como trampolim político. Poderiam também elaborar um modelo de contrato para as vendas de cereais. Os que temos só tem claúsulas favorecendo os compradores. Se o agricultor pifar na entrega, ele responde com os bens, mas se o a cooperativa pifar, qual a garantia que temos? Os bens da cooperativa estão hipotecados até o 20º grau. E sim, os compradores podem não pagar. Experimenta acontecer o contrário do que aconteceu este ano. Contratar soja a 160 reais e o preço desabar para 80 reais. Aprosoja poderia começar por estas duas iniciativas.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Aposto minha lavoura de milho inteira que a produção brasileira não chega nem perto desses 75 milhões de toneladas. Conab e brandalizze só analisam números de papel, saiam de seus escritórios nas capitais e vão para o interior dar uma analisada nas lavouras. Se chegar a 50 milhões de toneladas será uma produção record para o ano como esta correndo.