Fala Produtor - Mensagem

  • WELLISTON FRANK TEIXEIRA DOUTOR CAMARGO - PR 23/09/2021 13:24

    Resta saber de onde virá o milho, uma vez que os estoques mundiais são baixos e o riscos de desabastecimento do produto é grande. ...Precisamos de duas safras recordes consecutivas para alinhar os estoques, ... no entanto, dependemos do clima.

    2
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      O milho pode vir do proprio exportador, que paga uma multa e vende aqui . Isso está acontecendo aqui no Matopiba..., as tradings estão vendendo no mercado interno milho que antes foi negociado para exportação... .

      1
    • Edmundo Taques Ventania - PR

      Pois é, Sr. Vilson Ambrosi, as traders podem pagar multa e fazer washout, já nós produtores... E ai vai vir algum analista discorrer discurso de como isso afeta a cadeia e como os contratos devem ser cumpridos e toda aquela balela que só visa analisar um lado só? Ai ficam todo dia falando de como as vendas futuras estão atrasadas e como isso é ruim no todo, ai te pergunto será que algum deles já pegou e olhou qualquer um desses contratos?? Bem eu já vi vários, são contratos draconianos, mal intencionados, cuja as obrigações e risco caem quase em sua totalidade nas costas do produtor e que inclusive prevê a multa de descumprimento do comprador no percentual de METADE da do produtor. A maioria chama de arapuca, eu chamo de lixo jurídico e de negocio, só assina aquilo quem não tem saída para fixação de preço. A verdade é que ao invés de TODO fechamento de mercado ficarem falando da pouca venda antecipada de soja no Brasil, façam o pequeno exercício de pegar qualquer um desses contratos e analisem se vocês mesmos o assinariam?!? A verdade que não querem ouvir ou fazem questão de não ouvir é que trata-se de um instrumento altamente coercitivo, utilizado por grandes empresas, que tendo em vista a necessidade ou falta de alternativas viáveis ao produtor, se utilizam de tal instrumento para impor ao produtor uma serie de obrigações principais e acessórias, as quais ele terá que cumprir integralmente para ter como apenas e unicamente o beneficio da fixação de preço do seu produto. E tem gente, cara de pau, que ainda chama isso de parceria. Está ai!! Abs a todos fiquem com Deus

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Bem discorrido, Sr. EDMUNDO TAQUES...

      Tá aí um excelente tema para as APROSOJAS se debruçarem...

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Ou seja, trabalhar duramente em mudanças efetivas nos conteúdos desses CONTRATOS DRACONIANOS. Fará belíssimo trabalho quem seguir esse caminho...

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Só a pequena ressalva, Sr EDMUNDO: para eles(compradores) os instrumentos de negociação (CONTRATOS) estão CORRETOS... Nós, o outro lado da mesa, continuamos parados, sem ação!!

      Outros não se movimentarão a nosso favor!!

      0
    • WELLISTON FRANK TEIXEIRA DOUTOR CAMARGO - PR

      Se na safra do ano passado, ano de produção recorde, praticamente faltou milho, imagina esse ano com quebra de produção acima de 50% em muitos estados, aumento do consumo e dólar alto...

      0
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Concordo com Sr. Edmundo, os contratos são completamente desfavoráveis aos agricultores. E como disse o Sr. Cácio, isso é coisa pra APROSOJA. Também da CNA. Isto já passou dos limites e é necessário atitude de nossos representantes, porque sozinhos é brigar e perder.

      0
    • elaine aparecida carv alho grade mancini cambe - PR

      Se os contratos das traders para exportacao tivesse metade das clausulas de descumprimento que sao colocadas nos contratos dos produtores, elas quebram. Caso o produtor nao cumpra o maldito contrato que assinou, perde ate as cuecas...

      0
    • elaine aparecida carv alho grade mancini cambe - PR

      Tem uma cooperativa aqui da regiao que incentiva os produtores a fazerem "trocas", ou seja, pega os insumos e troca por sacas de soja e/ou milho. dizendo ser uma otima opcao de garantir os custos.... Mas agora, com a frustracao da safrinha, tiveram a pachorra de dizer que, caso o produtor nao cumpram os contratos, a cooperativa terão de usar os " rigores da lei".

      0
    • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

      Um ponto de partida para a Aprosoja seria constar no contrato as mesmas cláusulas que permitem as empresas fazerem Washout. Ou seja , os produtores assinariam contratos siameses.

      0