Fala Produtor - Mensagem

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT 24/11/2021 15:50

    Ser proprietário rural não é fácil. Primeiro ele é obrigado a deixar 20%, 35% ou até 80% de sua propriedade em reserva legal. Paga imposto anualmente sobre 100% da propriedade e por fim ainda tem a obrigação de cuidar da mata para que não queime ou alguém vá lá e roube as árvores.

    Será que está certo isso?

    Primeiro é confiscado parte de sua propriedade e mesmo com o confisco é obrigado a cuidar daquilo que não pode usar. Será que está certo isso?

    Até pode ser legal, mas será que é justo que tenha que trabalhar prá sociedade, sem receber nada em troca?

    Isto não se assemelha a "trabalho escravo"?

    Vamos acordar gente, como fomos aceitar tanta imposição do "Estado"?

    9
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Calma que vai piorar.

      A Constituição Federal prevê no art. 158, II, que 50% da arrecadação do ITR será destinado ao Município em que o imóvel estiver situado, exceto na hipótese de o Município exercer a opção de fiscalizar e cobrar o ITR mediante convênio com a União, situação em que 100% da arrecadação do ITR permanecerá com o Município.

      O ITR é um tributo de competência da União Federal (art. 153, VI, da CF), mas com a possibilidade de ter a sua fiscalização e cobrança assumida pelos Municípios que assim desejarem, mediante a celebração de convênio com a União Federal (153, §4º, II, da CF).

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É dificil responder essa pergunta, talvez a passividade dos produtores, guiados por pseudo lideranças.

      7
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Muitos municipios já estão assumindo o ITR e, logicamente, vão reajustar os preços, aumentando o valor das terras em conjunto com os demais municípos da associação a quem ele pertence.

      3
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Os proprietários rurais deveriam receber o alerta do Sr. Adilson com muita preocupação. Veja o ITR aumentando ano a ano, subindo de elevador, tá virado um bolo de neve. Os Prefeitos sentiram o gostinho do dinheiro e agora vão tirar o couro do proprietário. E lembrem-se; este monstro está sendo criado pelo prefeito que voce elegeu, ... é o teu amigo (da onça), teu vizinho. Tá na hora de ter uma conversa bem de perto com esses representantes do povo.

      3
    • Getulio Coutinho

      Gilberto, a terra era de quem antes de voce comprar ? Quem foi o primeiro dono ? Então preserve sim. Porque sem chuva e sol a tempo e a hora você não produz.

      59
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Sr. Getulio, eu preservo sim e muito, só para o senhor ter ideia, a margem que preservo do Rio do Sangue (que está no fundo de minha propriedade) tem tem quase 8.000 metros (8 Km) de mata nativa. Sobre essa reserva me cobram impostos e sou obrigado a vigiá-la. Tres.. 4 anos atrás entraram pelo fundo do Rio e me roubaram a madeira, fiquei sabendo através da multa de R$-5.000,00 por hectare que recebi da SEMA-Mt, essa veio rápido. Denunciei o roubo tão logo fiquei sabendo do ocorrido, até hoje o Estado polícia nem sequer instaurou inquérito, muito menos foi lá ver. Outra coisa, como lá onde a madeira foi roubada é mata de lado a lado, só consigo chegar lá se abrir uma estrada, mas o orgão ambiental não deixa abrir. Então é assim Sr. Getulio, quanto é prá punir o proprietário o Estado é rápido, mas quando é prá fazer sua obrigação aí é só promessas e desculpas. Essa propriedade tem 1.000 alqueires paulistas, pro MT não é grande coisa.

      6
    • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Não consigo como podem ser certas medidas como o confisco da propriedade, seja por meio de "reserva legal" ou impostos. O produtor precisa entrar na luta pela liberdade nesse País! Se não os socialistas de plantão vão tomar tudo de nós!

      8
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Gilberto, dependendo de onde o mato foi cortado, a falta de estrada e' um argumento a favor da sua defesa-----O melhor a se fazer e' empurrar a multa para alguem que tenha mais de 70 anos-- Com certeza pelos recursos que o sr tem direito nao conseguem concluir antes de 2,5 anos -----AI A MULTA PRESCREVE...

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Basta dizer que o guru da esquerda e' Karl Marx----NAO TRABALHAVA, A ESPOSA SUSTENTAVA A FAMILIA---teve sete filhos mas so' sobreviveram dois---E' um exemplo de um irresponsavel que bota um monte de filhos sem ter condiçoes de cria-los....

      3
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Por isto tanta gente vai migrando para as cidades. Sem falar do envelhecimento dos agricultores ...

      0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Pessoal e melhor pagar imposto e ter, do que não ter nada, ... claro que é injusto mas faz parte ... quem vota somos nós e por incrível mais de 80 por cento dos políticos e só tranqueira e sim sai as cidades que escolhem e onde tem mais votos e por isso e pela falta de união dos agricultores e pecuarista, em fim a divisão das classes no país deixou nosso povo ser dominado onde poucos decidem o que querem como os benificia e assim vai, uma solução rápida seria um projeto chamado trocando árvores onde o agricultor poderia escolher deixar a mata na sua propriedade poderíamos colocar a mata nas margem.dos rios e.nascentes, a segunda parte. Seria já que muitos países querem comprar áreas no Brasil para preservar poderia o agricultor vender essas reservas a estrangeiros já que eles falam tanto nissi quem quer que pague assim a área para de dar custos ao proprietário e fica preservada.

      0
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Grande idéia, Sr. Hilario, vamos arrenda-las. Mandamos as coordenadas e eles acompanham via satélite.

      1
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      O agricultor deve ser remunerado pelos créditos de carbono por um valor maior que o de mercado ao preservar as matas. Pensando mais longe deveria ser remunerado de forma escalonada por tipo de ação, p.ex: receber o preço X de crédito de carbono em casos de plantio de mata nativa (ao invés de só plantar eucalipto/pinus/mogno), receber X+1 caso seja margem de rios e nascente etc.

      0