Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 08/01/2022 09:10

    Está mais do que na hora de haver uma reação mais forte do mercado. A área de soja afetada pela seca na América do sul é praticamente equivalente à área de soja plantada nos EUA. Imaginem se essa seca fosse por lá. Onde as cotações estariam?

    1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sr Carlos eles nunca vão falar a verdade e sempre a mesma ladainha, vão tentar de tudo pra não pagar o preço ao produtor, tudo subiu no agro mais de 300 por cento então a margem do que foi plantado vai ser boa porém a quantidade vai ser pouca para a maioria, e os custos com a nova safra verão e que vai arder no bolso aumentando o risco futuros, se nós do agro não aprender a se valorizar, tirar o em pé do acelerador o nosso no produto não vai ter valor os atravessadores faturam alto, a uma anos atrás estive em uma empresa de um amigo onde ele começou a vender grãos direto no porto foi aí que vi o quanto somos roubados, lá tinha várias amostra de milho para exportação e foi de cair as barbas, quando ele falou que estava nos padrões de Exportação as amostra nas firmas ou cooperativas sem exagerar dariam mais ou menos mais de 20% de grão ardido, então vcs imaginam o quanto eles ganham em cima dessas classificações , e só vcs verem o caso do trigo, ph 76, 77, 78, 80 chega a dar uma diferença de 5 reais entre eles mas na hora que o caminhão vai descarregar no silo vai tudo em uma moega só ou seja tudo junto e misturado mas o pagamento e todo separado alguém já observou isso, isso é a nossa realidade

      1
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      As fakenews estão bombando nas redes sociais sobre as perdas na safra do Cone Sul. Diariamente traders brasileiros e americanos postam notícias e fotos de lavouras de soja maravilhosas no Paraná, RGDS, PY e Argentina. Muitas delas são de diferentes locais. Vi fotos do MT com legenda de que eram do RGDS. Tem um brasileiro que colocou fotos de Honório Serpa -Pr , com lavoura excelente. Aí vi fotos da mesma região aqui no NA, de lavoura tostada. Esses mesmos traders propagam que no pior dos cenários, o Brasil vai produzir 140mi de toneladas. Dizem que Mt e outros estados do norte do Brasil irão compensar as perdas aqui do sul. Mas tenho absoluta certeza que a verdade vai vencer desta vez. A tragédia é muito maior do que dizem, principalmente do que acham lá dos EUA. Se as previsões se confirmarem , e rogo a Deus que não, a onda de calor vai prejudicar muito as safras do RGDS e Argentina. Sobre este último, o mercado ainda espera safra cheia de soja. Eu não vou contratar soja e venderei somente o necessário. O plano é velho. Segurar as altas o máximo possível, usando fakenews, e contar a verdade quando a maioria da soja estiver nas mãos dos compradores. Esse ano não vai dar certo, pois o volume de soja contratada é o menor em muitos anos. Vamos usar sabiamente nosso poder. O que sobrar de soja, segurem o máximo que puderem.

      2
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Se Carlos e uma faca de dois legumes o quanto mais segurar soja a não ser que tenha silo próprio nós tbm vamos manter um estoque que não está nas mãos deles mas está dando garantia de abastecimento , e se a corda apertar o governo poderá fazer uso desses grãos. Teremos que ter muito cuidado nessa colheita, o milho safrinha ganhou fôlego com a perdida da soja e muitos já estão colhendo e vão plantar em boa janela apesar das previsões de seca rondando a safrinha, em fim vai ser um grande desafio acertar a tacada. Eu não acompanho essas previsões de pessoas que vivem de especular os produtores mas o Brasil não colhe 100 milhões de ton, volto a repetir não façam contratos futuros e não comprem pra plantar lá muito na frente essa que vai faltar insumos e se faltar isso vai faltar comida pro mundo todo.

      2
    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      Sr Carlos e Hilário, no ano de 2012, quando aconteceu a última grande seca nos EUA, as cotações em Chicago chegaram a ultrapassar os 17 dólares por bushel. Vamos acompanhar o próximo relatório do USDA dia 12/01.

      2
    • Leandro Cunha Candiotto Tangará da Serra - MT

      Gosto de acompanhar climas por similaridade. acredito ser o método mais assertivo. a seguir link da anomalia la ninha, em 10;11;12 e podemos comparar a la ninha de agora 20; 21;22 praticamente a mesma..https://origin.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ONI_v5.php. o clima do cone sul, sabemos ser mais seco, e no americano? teremos a seca de 2012 em 2022?

      4