Fala Produtor - Mensagem

  • Ludmila Rattis Passos - MG 15/06/2011 00:00

    Oi Telmo. Sem polemizar... Toda discussão é válida, não é mesmo?

    Mais ou menos mata ciliar corresponde mais ou menos hábitat para os animais e as plantas que ali habitam. Sei que os anfíbios, por exemplo, que se reproduzem em corpos d'água menores por ter menos peixes, que predam suas ovas, dependem de um pedaço de mata para sobreviverem. Existe também o efeito de borda e a área core que é o "miolo" da mata. Quanto menos mata no "miolo", mais perturbada fica a mata e menos espécies conseguem se virar. Mais ou menos mata representa mais ou menos lixiviação, assoreamento.

    Os asfaltos das cidades são mais permeáveis que seus campos de cultura? Na minha cidade o asfalto não é permeável não. Em Ribeirão Preto vivíamos dias terríveis de chuva e alagamento depois que o prefeito trocou o calçamento de paralelepípedo por asfalto.

    E as 4500 crianças que morrem diariamente, em todo o Mundo, antes de completarem cinco anos de vida devido à falta de condições sanitárias, de higiene e à água poluída?

    Em 2005 na França os agricultores foram muito afetados pela seca. As culturas perderam-se ou desenvolveram-se mal. O verão de 2005 foi precedido de dois invernos parcos em chuva. Os lençóis freáticos ficaram a níveis muito baixos. Em dificuldades, a Polônia foi afetada por uma forte onda de calor. As temperaturas assustadoramente altas, os incêndios multiplicaram-se e os agricultores desesperavam-se pelas perdas nas culturas da época e também pelas sementes.

    Quanto às abelhas e as ondas de celular, não vou nem lhe responder... afe...rs...

    0