Fala Produtor - Mensagem

  • José Armando Nogueira Salvador - BA 13/07/2011 00:00

    Na minha opinião, é fundamental que as palavras do jornalista Reinaldo Azevedo, em resposta a um seu colega, do jornal El País, da Espanha, sirva de mote permanente em defesa dos produtores rurais de todo o Brasil. Ele diz o seguinte:

    “Tome como exemplo o Código Florestal. Um dia você conte em seu jornal que o Brasil tem 851 milhões de hectares. Apenas 27% são ocupados pela agricultura e pela pecuária; 0,2% estão com as cidades e com as obras de infra-estrutura. A agricultura ocupa 59,8 milhões (7% do total); as terras indígenas, 107,6 milhões (12,6%). Que país construiu a agropecuária mais competitiva do mundo e abrigou 200 milhões de pessoas em apenas 27,2% de seu território, incluindo aí todas as obras de infra-estrutura? Tais números, no entanto — do IBGE, do Ibama, do Incra e da Funai — são omitidos dos leitores (e do mundo) em nome da causa!

    A crítica na imprensa foi esmagada pelo engajamento; não se formam nem se alimentam valores de contestação ao statu quo — que hoje, ora veja!, é petista. Por quê? Porque a imprensa de viés realmente liberal é minoritária no Brasil.”

    A Senadora Kátia Abreu também divulga esses números com insistência e entusiasmo. Nada mais justo. E nós devemos divulgá-los com orgulho! Eles mostram a competitividade do produtor brasileiro e o seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Os europeus e norte-americanos simplesmente dizimaram suas matas ao longo dos séculos. E agora querem confundir o mundo. Nenhum produtor que se preza quer desmatar. Quer é investimento na hora certa, infraestrutura inteligente e econômica. Porque isso nos basta para alimentar o Brasil e boa parte do mundo. Sem derrubar um só pé de pau. Mas tem uma cantiga demagógica, despreparada, sem conhecimento da realidade que quer transformar o produtor num pária. Absurdo. São pessoas que detestam números. Ou se fazem de cegos diante da competência do agronegócio nacional.

    Comentário referente a notícia: [b]Por dentro do Agronegócio: Armando Portas fala sobre Aumento da Produtividade X Código Florestal[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=92502

    0