Fala Produtor - Mensagem

  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR 30/08/2011 00:00

    POLÍTICA AGROPECUÁRIA SÉRIA -- Digamos que, pela falta de uma POLÍTICA AGROPECUÁRIA SÉRIA, são muitas as interrogações que pairam sob a POLITICAGEM DO CRÉDITO RURAL adotada pelo Governo brasileiro.

    Não o bastante, nem o suficiente em termos de valores financeiros necessários para financiar uma safra brasileira..., o Governo usa do PLANO SAFRA que se resume em “crédito” lançado ano a ano, com o objetivo de “poder interagir” em meio ao consumidor, fazendo uso da POLITICAGEM DO CRÉDITO RURAL, e assim “poder” capitalizar para sua governabilidade as MIGALHAS oferecidas ao setor produtivo da agropecuária.

    POLITICA AGROPECUÁRIA SÉRIA não acontece apenas com o simples CRÉDITO FINANCEIRO disponibilizado. POLÍTICA AGROPECUÁRIA SÉRIA se consolida com a GARANTIA de renda ao produtor rural, para que ele possa desenvolver sua atividade com PLANEJAMENTO E GESTÃO de investimentos para obter assim o aumento da produtividade de sua lavoura ou de seu rebanho, sem ter que se sujeitarem a refinanciar suas dividas ou seu próprio rebanho/matrizes conforme o ABSURDO que se sugere através do PLANO SAFRA 2010/2011 para “enfrentar uma crise”, provocada não por si, mas por forças externas e/ou alheias ao seu planejamento e sua gestão instalqada.

    A economia globalizada remete a nós produtores rurais Brasileiros uma situação de risco diante de outros de produtores de outros países. Países que por sua vez além de disponibilizar maiores e melhores condições de infraestrutura logística diminuindo custos, oferece também proteção a seus produtores que garantem a eles realizar seus investimentos sem riscos de perderem seu patrimônio.

    Não citamos nomes de Países, nem mesmo precisamos ir muito longe para saber que UMA POLITICA AGROPECUÁRIA SÉRIA a nível de Brasil, ao mínimo teria que nos garantir proteção diante dos outros produtos vindos do exterior, fato que aconteceu com os arrozeiros em meio ao lançamento do Plano Safra, aos cafeicultores em tempos atrás e aos suinocultores em tempos recentes, sem falar da produção de milho 2010 do centro oeste e sul do País que somente foi beneficiada com apoio de comercialização.

    Todos estes fatores fizeram com que certos produtores mergulhassem em desespero com o acumulo de dividas provocado não por falta de produção, mas por FALTA de uma política agropecuária séria que NÃO nos ofereça apenas as MIGALHAS do crédito, e de subvenções na comercialização oferecidas/disponibilizadas somente após a hora da mortem mas a garantia de renda.

    Bom seria se tivéssemos um política de investimentos em infraestrutura para garantir a logística da produção, impostos de proteção a entrada de produtos de outros Países, seguro agrícola com garantia compatível com os investimentos realizados na lavoura, entre tantas outras medidas que podem e deveriam ser adotadas para se ter UMA POLITICA AGROPECUARIA SÉRIA.

    Quanto a aos produtores “capitalizados” que ainda preferem fazer uso ao atual sistema de crédito de custeio do Plano Safra 2010/2011 volto ao alerta: Vamos dizer NÃO as migalhas do CRÉDITO AGRÍCOLA, virando as costas aos AGENTES FINANCEIROS, somente assim terremos condições reais de conquistar o que nunca tivemos em nosso País – uma POLITICA AGRÍCOLA EM APOIO A QUEM PRODUZ, e não simplesmente em apoio aos AGENTES FINANCEIROS e as SEGURADORAS que nada garantem a nós produtores mas apenas a “SUSTENTABILIDADE” dos agentes financeiros e da Governabilidade do PODER…

    Por Valdir Edemar Fries – Produtor Rural em Itambé – Pr. (EM RESPOSTA À CAROLINE JERKE | BRASILIA - DF), que perguntou: Sr. Valdir: Poderia exemplificar quais são os "alguns países com "POLITICA AGROPECUÁRIA SÉRIA", como o sr. citou?? E como estas políticas funcionam? Gostaria de saber se este crédito oferecido são "MIGALHAS", porque muitos produtores, mesmo capitalizados (não são muitos), preferem trabalhar com dinheiro de recursos do crédito rural ao invés de usar $ próprio?

    Agradeço a atenção. Aguardo... Caroline --

    Comentário referente a notícia: A politicagem do crédito rural safra 2011/2012 já começou

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=91261

    0