Fala Produtor - Mensagem

  • roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS 29/07/2013 00:00

    Questão Indígena -- Porque nada justifica a violência - (A farra da antropologia oportunista...): Com 67 fazendas invadidas por índios, o presidente da Funai diz que conflito no Mato Grosso do Sul está controlado... A presidente interina da Funai, Maria Augusta Assirati, a Guta, disse durante a inauguração da nova sede milionária da Funai em Brasília, que os conflitos entre produtores rurais e índios em Mato Grosso do Sul estão "controlados". Segundo ela, as partes estão dialogando para chegar a uma solução sobre o caso. Hoje existem 67 propriedades rurais ocupadas por índios no Estado, entre elas a Fazenda Buriti, invadida e incendiadas por índios Terena, em Sidrolândia (veja aqui), e a Fazenda Esperança, da qual o produtor rural foi autorizado pelos índios a entrar no imóvel por 48 horas para retirar seus pertences (veja aqui).

    A confusão indígena no Mato Grosso do Sul está "controlada" porque os produtores desistiram de buscar seus direitos na Justiça. Os juizados federais têm ignorado o direito dos produtores e garantido judicialmente a permanência dos índios nas fazendas invadidas. O dono da Fazenda Esperança teve que negociar com os índios um indulto para entrar na própria casa e retirar seus pertences pessoais e animais.

    Guta Assirati continua repetindo o mesmo discurso radical de segregador de todos os presidentes da Funai ressaltando "as situações críticas de violências em que estão colocados os indígenas em Mato Grosso do Sul". A presidente chega a fazer ameaças. Segundo ela, "há muitas áreas em estudos e alguns [laudos antropológicos] estão para ser publicados ainda durante este ano." A divulgação desse laudos poderá disparar uma nova onda de invasões no estado.

    Por essas e outras que o Ministro da Justiça mandou a ex presidente da Funai, Marta Azevedo, ficar calada e não dar declarações públicas. Talvez seja o caso de mandar Guta Assirati, que deve ser efetivada na presidência da Funai na próxima semana, seguir o mesmo caminho. ---

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Relatório sobre demarcações de terras indígenas no MS deverá ser entregue ao Ministro do STF[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=126201

    0