Fala Produtor - Mensagem

  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR 21/10/2013 23:00

    Já que choveu e não dá para irmos a campo realizar o MIP, quero responder ao questionamento do Sr. RENATO SCARIOTE, de Sapezal (MT) para informa-lo que existem inúmeros produtos no mercado, não apenas três, e não quero aqui fazer comercial dando preferencia de um ou de outro (até porque o nosso amigo JOÃO BATISTA OLIVI já nos disponibiliza este espaço para interagirmos entre nós, em debate que nos proporciona certo aprendizado), e como em todo debate, encontraremos posições divergentes, que ao debater nos fazem crescer ainda mais... Agora se começamos debater nome de cada produto poderíamos provocar uma GUERRA COMERCIAL, o que não é o objetivo deste espaço do qual fizemos uso para interagimos.

    Neste caso de uso de tecnologia, de aceitar ou não uma ou outra, sempre digo que a PALAVRA FINAL É SEMPRE DO PRODUTOR RURAL, e na minha concepção devemos buscar pelo melhor que convier a cada um diante das disponibilidades tecnológicas recomendadas para cada região do nosso BRASIL.

    Quanto aos investimentos feitos na implantação e manejo das culturas, eu particularmente,tenho investido ao máximo, como muitos produtores de nosso país, buscando sempre os melhores resultados tanto para o milho como para a soja, minimizando custos dentro da escolha de um produto ou de uma tecnologia, e sempre aplicando de acordo com a recomendação cientifica/agronômica.

    E já que é para procurar saber, procure saber o amigo de um produto de uma fabricante NACIONAL que disponibiliza produto para o controle de invasoras de folha estreita em meio à lavora de milho. Produto de baixo custo em relação aos mencionados pelo Sr, bem como de baixíssima fitotoxidade quando aplicado na época/estágio recomendado.

    Um produto que vai custar hoje R$ 25,00 por hectare para controlar as ervas de folhas estreitas invasoras da lavoura do milho, sendo que o produto que está sendo usado no pós-emergente para controlar a resteva do milho VT PRO2 em meio a soja custa R$ 48,00 por hectare a cada aplicação.

    Outro fator, talvez despercebido pelo sr., mas descrito no artigo e que repito aqui: "Observamos que: além do milho já germinado, existem espigas com grãos intactos que devem brotar em meio à plantação no decorrer de todo ciclo da soja, necessitando aí um terceiro controle"... Fazendo as contas, saberá o custo final que o milho VT PRO2 provocou em uma unica safra de soja.

    0