Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 19/03/2015 16:08

    É dificil explicar diferenças entre as filosofias políticas e sociais existentes entre o conservadorismo, o liberalismo, o socialismo e o comunismo. Ao contrário do que muita gente imagina todos esses sistemas possuem pontos em comum, por isso é mais fácil explicar esses pontos em comuns, assim como as diferenças, de forma fragmentada.

    Porém existem diferenças fundamentais profundas entre um sistema e outro, ou outros, que são mais diferenças entre princípios.

    Os conservadores, socialistas e comunistas acreditam que basta "vontade política", associada às políticas corretas, que tudo pode ser realizado e resolvido de forma satisfatória pelo estado.

    Os liberais e libertários não acreditam nisso, tendo como principio algo bem diverso, a idéia de que nenhuma política planejada e executada pelo estado pode ter resultados melhores do que as que são planejadas e executadas pelos individuos.

    Somente isso já representa grande diferença entre uma maneira de pensar e outra, pois significa que políticas públicas, por melhores objetivos que tenham, não podem jamais desconsiderar as leis econômicas. E temos agora em nossa época exemplos de resultados de políticas de caráter utilitarista ? que visam satisfazer desejos de bem estar material e felicidade das pessoas ? como as políticas de emprego e renda, minha casa minha vida, fies, bolsas diversas, políticas de conteúdo nacional e projetos de desenvolvimento econômico, parcerias público-privadas etc... que contribuíram para um resultado desastroso na economia nacional, ou melhor, na economia diária de cada brasileiro.

    0