Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 23/03/2015 06:24

    Guilherme, quem escreveu esse foi o João Martins da Silva Junior, que ficou no lugar dela.

    Ele usa o artigo para enaltecer o estado. Depois do discurso surrado de agronegócio inovador e não sei o que mais, ele enaltece órgãos estatais, como emater, Embrapa, que tem, no máximo uma contribuição pífia no crescimento da agropecuária. Ele não fala das empresas privadas, nacionais e internacionais, ele fala do estado.

    Deixa também uma brecha quando fala de água de irrigação, "onde pode haver algum desperdício", ou seja, cabe um regulamento ai.

    É quando a própria CNA, junto com a Kátia Abreu, subordinada ao PT, podem criar uma regulamentação que somente grandes investidores sejam capazes de cumprir, e olhe lá... o que pode tornar qualquer pequeno produtor, que adaptar uma mangueira para irrigar qualquer coisa que seja, um criminoso por não cumprir as regras.

    Essa é uma prática comum entre essa gente..., utilizar o estado, através de regulamentações, para enfraquecer a concorrência e aniquilar os pequenos produtores, mas sempre com a retórica de que estão defendendo os mais fracos e pequenos.

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      achei que fosse uma das colunas da Katia na FSP...

      Li o artigo mas nao me atentei ao final para o autor, o presidente da CNA e não a presidentA. ha ha ha

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Obvio que o artigo esta repleto de mensagem subliminar do crony capitalism...

      Onde o estado estrangula o setor com regulamentos e impostos impraticáveis, tirando o dinamismo do mesmo, fazendo que somente com larga escala de produção seja possivel diluir esses custos. Acaba com o pequeno, medio, e ate alguns grandes produtores independentes.

      o fato da aguá é gritante, então quer dizer que agua usada nas irrigações artificiais não retorna ao ciclo hidrologico natural??? era some assim, repentinamente?? Deixa a atmosfera terrestre??

      Pois toda agua que usamos natural ou artificialmente continua aqui, enquanto a atmosfera existir... ela só muda de estado, sólido, gasoso ou liquido.

      Claro que isso foi um oportunidade de defender o estatismo interventor...

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Quanto a Embrapa, uma pergunta que merece reflexão: - será que temos que agradecer a ela por alguma tecnologia que temos ou temos isso apesar dela?

      quanto esse monopolio não nos custou ate hoje?

      as poucas areas da embrapa realmente efetivas são as que tem fortes parcerias com empresas privadas e mesmo assim, de uns anos para cá quando entraram algumas empresas privadas fortes no setor sojicula, as cultivares da embrapa perderam muito espaço. Hoje aqui a Brasmax/Dom Mario domina a região, M-soy tem algumas cultivares fortes, raramente se ve alguma BRS...

      Olhando para fora do país, nos EUA existem muitas empresas fazendo P&D com genetica de cultivares, grandes, medias e ate pequenas que atuam em poucos estados daquele país, mas todos muito eficientes.

      Por que não temos isso aqui também???

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Ps- minha pergunta é meramente retórica.

      0