Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 04/04/2015 18:56

    A Operação Lava Jato, segundo o entendimento, está colocando em risco o futuro da indústria de construção pesada no país. Não se deve esquecer que os fatos são frutos de uma cultura política e empresarial, arraigada em todos os setores da sociedade. Difícil vai ser mudar essa cultura e o sistema político.

    Segundo estudos da Transparência Internacional, a indústria de construção pesada apresenta os maiores índices de corrupção dentre os setores econômicos. Os estudiosos citam, dentre outros motivos, a relação próxima com o Estado e os agentes públicos, pelos altos valores envolvidos, pela complexidade dos projetos e, consequente falta de controle.

    Quanto a proximidade promíscua da indústria com o Estado, existe um mecanismo usado nos EUA desde 1897, não, não há erro na data anual, é 1897, vou repetir "1897", chamado "Performance Bond", onde corta-se a interlocução direta entre contratados (empreiteiras) e contratante (Estado) de obras públicas.

    Por esse mecanismo, uma vez licitada uma obra pública, uma seguradora é contratada em regime de livre competição para garantir a sua entrega no preço, no prazo e com as qualidades acertadas no contrato, ficando, em contrapartida, encarregada de gerir sua execução e remunerar-se pelo que conseguir obter em ganhos de eficiência.

    Em 1935 acoplou-se a ela o "Miller Act" que tornou essa forma de gestão de obras públicas obrigatória para todos os governos estaduais em obras montando a mais que 150 mil dólares, e para todos os governos municipais em obras que ultrapassem o valor de 10 mil dólares.

    Quanto a reforma política, segue uma ideia utópica:

    NÃO HÁ POLITICO PROFISSIONAL !

    Para um bom mandato no Poder Público, o futuro mandatário precisa somente de boa formação e bom caráter, nada mais que isso. Para os cargos do Poder Executivo, é interessante que os concorrentes tenham demonstrado sucesso na gestão de finanças em suas vidas pregressas.

    Aquele cidadão que se interessar em disputar um cargo eletivo, se eleito for, após o seu único mandato ficara inelegível por 10 anos. A reeleição torna-se proibida. Com isto veda-se a "carreira" política.

    0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      O Presidente da república exercerá um mandatp igual síndico de prédio, demonstrará disprendimento e sua função sera mais de sacrifício e terá somente uma ajuda de custo que manterá suas despesas sem receber salário ou qualquer outras vantagens e isto se estenderá aos depútados e senadores pois sera uma honra servir o pais tendo o reconhecimento da Nação..

      0