Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 13/04/2015 05:45

    Raymundo Faoro (1925-2003), ilustre jurista, sociólogo, cientista político e escritor (foi membro da Academia Brasileira de Letras).

    Em sua obra, "Donos do Poder", cita um conceito sociológico chamado de "estamento burocrático", que é o estreitamento dos laços entre a esfera pública (burocracia) e a privada (o estamento que controla a primeira).

    Outro conceito relevante que deve ser citado é o patrimonialismo: "sistema de dominação política ou de autoridade tradicional em que a riqueza, os bens sociais, cargos e direitos são distribuídos como patrimônios pessoais de um chefe ou de um governante".

    Voltando ao tema principal (o estamento burocrático), o autor cita que seria uma camada social existente no interior do aparelho do Estado lusitano, intensamente associado ao soberano, e que se aproveitaria dessa proximidade e de seu prestigio junto ao monarca para auferir benefícios, em proveito próprio.

    A mencionada camada, quando da transferência da família real lusa para o Rio de Janeiro, em 1.808, foi transplantada para o Brasil, onde deixou sua marca indelével. Ou seja, o estamento burocrático seria a "camada governante" que Faoro considera que, ao longo da história brasileira, tem sido o protagonista da história nacional, valendo-se do domínio que exerce sobre o aparelho de Estado para auferir benefícios, se reproduzindo e perpetuando?se na direção dos assuntos nacionais.

    Diante do exposto, em vez de dizer "Fora Dilma", arrisco-me a dizer:

    "FORA ESTAMENTO" !!!

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      tambem conhecido por crony capitalism

      0