Fala Produtor - Mensagem
-
Roberto Vinicius Vasco Moura Sao paulo - SP 16/04/2015 17:27
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Na minha opinião não é bolha,é o efeito de anos de preços muito baixos e de abate de matrizes,o avanço da agricultura sobre as áreas de pastagens e de fato é só sair pelos campos e notar que não tem boi nos pastos.
-
Roberto Vinicius Vasco Moura
Sao paulo - SP
Ola Rogério, Dados do IBGE o nosso rebanho vem crescendo a 2,5 % a.a , mas o brasil é muito grande , emboras na tua região não ve mais boi em outras como a região norte, não para de aumentarem seus rebanhos caso do pará, Rondônia etc. Deixa eu te dar um exemplo pratico de eficiência, Relatório do USDA mostra que o rebanho americano é de cerca de 90 milhões de cabeças o que deve produzir em 2015 11 milhões de toneladas de carne, considerando que o rebanho americano é o menor dos ultimos 50 anos, já nosso querido Brasil com 200 milhões de cabeça vai produzir esse ano cerca de 10,5 milhões e meio de toneladas, estamos atrasados sim! mas com simples estalar de dedos podemos dobrar a produção de carne nos próximos anos.
abs,
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Roberto,concordo com sua preocupação e acho também que os produtores devem se preparar mesmo,porém ,andei pelo para,Tocantins,Rondônia,Bahia e outros e vontatei que não tem boi o suficiente!tambem acho que vai acontecer o mesmo com a agricultura,já que os preços baixos vai tirar muita gente do mercado!
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Olá Estou extremante pessimista com o futuro da Pecuária Brasileira...., estou observando uma bolha nos preços da arroba do Boi gordo..., vejo que o boi gordo é a unica commodity do mundo descolada de tudo e de todos..., com a economia Brasileira em frangalhos e economia mundial patinando, estamos vendo a grande derrocada das Commodities mundial em 2015, preço do petróleo, preço do minério de ferro nas minimas históricas... vejo também uma forte retração dos preços dos grãos e commodities softs patinando como cafe, açúcar e algodão, enquanto a @ do boi esta avessa todos as variaveis.... vejamos: exportaçaoes brasileiras em 2014 de carnes representando apenas 19%, ou seja consumo interno cerca de 81%..., agora, esse ano, estamos vendo um cambio mais forte e as exportações continuam patinando, com alguns dos principais compradores de carne brasileira de fora do mercado... Russia, Venezuela e e Irã por estarem com economias fragilizadas..., no cenário interno a coisa é bem pior! grande massa salarial perdendo poder de compra pela inflaçao em niveis descompassados com o crescimento e os empregos mais produtivos no caso da industria com consecutivas demissões... portanto, temos uma tempestade perfeita para uma queda dos preços da @ do boi.
Não podemos ser hipócritas e achar que isso é normal, frigoríficos quebrados simplesmente comprando boi caro e vendendo carne mais barato..., semana passada tivemos fechamento de mais de 4 médios frigoríficos com cerca de 2.500 funcionários na rua..., a medida que o tempo passa eles vão quebrando a conta gotas..., o grande vilão que tenho visto e estão distorcendo os preços do bezerro e boi magro são os aventureiros investidores de outras culturas como cana e açúcar e leigos de mercado que querem aproveitar essas altas para achando que podem se dar bem -- é o caso de médicos, advogados, engenheiros e etc. --- esses certamente vão pagar a conta, será que o mercado é tao irracional assim?? ao ponto de subir em duas quaresmas consecutivas e subir em boca de safra? o giro aumentou muito, o mercado é rápido, em breve veremos limites de quedas na BM&F, alguem discorda? abs