Fala Produtor - Mensagem
-
eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES 03/09/2015 07:00
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Eriveuton, essa queda não tem nada a ver com cambio, nem com oferta e demanda. Ela ocorreu depois das fortes quedas nas bolsas Chinesas, olhe nos gráficos e você vai ver que o preço do Cafe vinha se recuperando, e que depois da queda Chinesa, voltou à minima onde estava. Não é um problema de fácil solução, o problema Chines, e tanto o governo pode conter e adiar o estouro da bolha, principalmente a imobiliária, e os preços das commodities apresentarem uma recuperação, como pode também a crise se aprofundar e derrubar ainda mais os preços, no mundo inteiro. A liquidez global depende do sistema financeiro, e o sistema financeiro mundial está empurrando com a barriga, em forte dependencia da solvencia dos governos. Também por esse motivo, a solvencia dos governos, é que o grande empresariado e os banqueiros, a elite despreparada brasileira que só sabe mamar, apoia o governo corrupto de Dilma Roussef.
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
A equação dos preços é muito complicada. Nesse momento o mercado está olhando pra China sim, onde o governo faz muitas manobras tentando evitar o inevitável, que é um forte ajuste na economia. Isso fez as bolsas no mundo inteiro corrigir. O mundo nunca esteve tão alavancado como agora. Mas olhando para o café na minha opinião. Nesse momento, o mercado do café não está olhando para os fundamentos, pelos motivos anteriormente citados. Elementos que podem fazer o mercado subir: safra brasileira menor, estoques brasileiros mínimos(final de junho), consumo crescendo, EL NINO pode reduzir safras na A. Central e Asia. Elementos que podem fazer o mercado continuar a queda: mercado financeiro mundial, chuvas bem distribuídas aqui no Brasil(tem previsão de bastante umidade nas regiões cafeeiras nos próximos 15 dias); desvalorização do Real.
Todo mercado tem um limite. Normalmente os fundos de mercado(acredito que no caso do café está praticamente lá), são formados num pico de pessimismo do mercado.
Forte abraço.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Eriveuton, só para o Sr. sentir o "PESO" do financeiro. Na crise de 2008, os governos dos EUA e da União Européia, colocaram, preste atenção:US$ 13.000.000.000.000 (TRILHÕES) para que o sistema financeiro desses países não QUEBRASSE. DÁ PARA IMAGINAR A (nossa) IMPORTÂNCIA !!!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Concordamos nisso Sr. Eriveuton, mas não posso de deixar uma observação, como a lembrada pelo Sr. Rensi, que se a China não conter a queda economica, todas as commodities podem ir para um patamar abaixo do que estão hoje, podendo permanecer neste patamar por um bom periodo de tempo. Não quero ser catastrofista, mas nesse caso o risco está todo em cima do produtor rural. O pior é que não há uma única liderança atenta a isso, eles permitem que o governo estimule o setor automobilistico com bilhões em isenções fiscais e financiamentos ao consumidor e não se preocupam em manter uma atividade tão importante como a cafeicultura, com seus milhares de produtores e milhões de brasileiros que disso dependem e vivem. Os bolivarianos e seus associados só pensam em manter o poder, querem controlar todo o setor produtivo para poder assim controlar a sociedade. Está mais que na hora de os produtores levantarem a voz, ajudando assim a sociedade brasileira a se livrar desse pesadelo que é o governo petista.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
nao entendo ... se não tem cafe no mercado, como é que que eles conseguem baixar o preço se o que manda no preço é a oferta e a demanda??!!