Fala Produtor - Mensagem
-
Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS 26/05/2016 20:24
-
DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA
Dourados - MS
Concordo Sr. Alvaro, mas é simples resolver isso, colocando no disponivel.Se todos fizessem isso eles mudariam de atitude.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Álvaro, Roberto Rodrigues é um representante do dirigismo estatal, de tal forma que a propriedade é privada, no caso das cooperativas comuns, mas orientada e dirigida de fora por burocratas estatais, através de estatutos, leis, regulamentos, medidas provisórias, resoluções e uma infinidade de recursos que podem ser aplicados contra o produtor sempre que necessário. Quando pela primeira vez, com dezessete anos, já na faculdade de agronomia, ouvi falar sobre o cooperativismo em sala de aula, fiquei maravilhado, imaginei um sistema fantástico capaz de resolver o problema dos produtores de uma vez por todas, até ler pela primeira vez um estatuto cooperativista, e por incrivel que pareça, até hoje lembro da decepção, do gosto amargo da ilusão destruida. Quando ia comentar alguma coisa com meus colegas, eles riam e diziam, f...... nós vamos ser da diretoria.
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
O que os amigos relatam sobre as cooperativas retrata a realidade fiel do que leio no "universo" que conheco: COOPERATIVAS INVESTINDO, CAPITALIZANDO,.... COOPERADOS, EMPOBRECENDO, VENDO SUAS RIQUEZAS INDO EMBORA!!
Ha raras e honrosas excecoes.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
He! He! (risos). O "FALA PRODUTOR" pode não ser um divã Freudiano, mas com o tempo vamos conhecendo melhor as pessoas. Por exemplo: Hoje o Sr. Rodrigo deixou escapar: ... Quando pela primeira vez, com dezessete anos, já na faculdade de agronomia,... Veja que o mesmo, nunca sequer aventou em seus argumentos, qualquer resquício de superioridade por "possuir um canudo universitário", sempre defendeu o mérito em questão. Não é a toa que tem se destacado em seus embates.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Alvaro, bem vindo a realidade do mundo cooperativo. Eles ficam com o filé, e os agricultores com as "sobras". Cooperativa é como governo do PT. Mesma coisa.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Hehe, Sr. Rensi, aprendi cedo e trago comigo até hoje,...nos assuntos humanos não importa "QUEM" diz, mas O QUE diz.
-
beto
palotina - PR
Cooperativa e bom so no comeco quando e pequena depois vira mesma coisa que governo ao gente mamando e os socios pagando sem falar que os produtores maiores compram e vendem melhor que os pequenos
-
wellington almeida rodrigues
Sucupira - TO
Quem move esse país somos nós, mas quem fica com a fatia da picanha é o atravessador no caso as cooperativas e o governo, o produtor quando tem farinha é milagre, o setor acostumou a manter nós em currais , porque não temos como financiar nada, no meu caso , planto 500 há não tenho nem condições de montar um armazém na fazenda não tenho esse crédito todo no banco do Brasil, imagina quanto estou perdendo em saca de soja e milho por colocar no armazém de terceiros, e todo o setor esta no mesmo problema veja o caso dos criadores de frangos e suínos , subiu os custos e os preços caíram, ai pergunto cadê o seguro garantia de renda para esses produtores, os preços mínimos de garantia? Ah não tem jeito tem que pagar 542 mil reais para o Eduardo cunha ele não pode ficar sem receber porque não tem moradia, pagar a Dilma a presidanta afastada , para vcs terem uma ideia simples do que ta acontecendo , tenho 500 há de soja, gasto 1, 2 milhões de reais para rodar a safra em um ano , o cunha em 2 meses e meio ele gasta meu custo de minha safra , ai pergunto denodo, como ter seguro de renda ? O seguro que fiz esse ano cobre 31.4 sacas de soja por há não cobre nem o custo, vcs tem ideia disso? Tem como continuar com esse negócio, eu tô afinando do conta não, vou quebrar, temos que bater o pé , unirmos forças e mudar isso , fácil não é mais unidos venceremos...
-
dejair minotti
jaboticabal - SP
Alvaro e Beto tem suas razões, cooperativa com raras exceções, se espelham no sistema de governo , politica que dá origem a uma elite que pensa que é dona do negócio.Como são temporários,cuidam de arrumar o seu,praticam o trafico de influencia conseguindo os melhores financiamentos e juros mais baratos,para a elite,limite de crédito é para o pequeno cooperado,para ela (elite) pode ser revisto.Colocam em cargos técnicos incompetentes,afinal tudo pelo corporativismo.Lideres famosos usam a cooperativa para conseguir baixar preços de insumo,caso não consigam, compra do fornecedor no preço mais abaixo que a cooperativa poderia fazer,com tudo isto é comum encontrar em muitas cooperativas, lullas,dilmas e sarneys como presidentes.Geralmente a má gestão não permite pagar preços melhores no milho na soja no amendoim etc, altos salários contribuem para dificultar o objetivo.Isto acontece na Dinamarca, ainda bem que estamos no Brasil.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Cooperativa ou sistema capitalista onde um ou outro seja SOBERANO é ruim ao produtor rural...onde estão equilibrados o produtor é quem ganha mais...nas cooperativas maiores onde é muito dificil saber a sua contabilidade os conselhos fiscais tem que se aparelharem com consultorias serias que lhes respaldem a informação que precisam...outra coisa a escolha do administrador e a sua competencia (que as vezes escolhem o gente boa..honesto...mas zero em administração) é fundamental ao sucesso..
-
DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA
Dourados - MS
Fui em uma palestra do Sr. Roberto Rodrigues, em Dourados (MS), onde ele disse que 60% do dinheiro gerado pelo agronegócio está da porteira pra fora..., opinião de um homem que, como todo mundo sabe, é um cooperativista..., lhe pergunto: no MS a sua politica só prejudica o produtor, ao estimular que se leve nosso dinheiro para fora do Estado ... e ainda com o auxílio dos burros dos governantes, que, em crise, precisando de recursos, geram benefícios para as cooperativas paranaenses levarem nossa soja e milho para gerar renda no Paraná..., hoje, entregamos milho na cooperativa a R$ 36,00 a saca e o mercado revende por R$ 48,00??? Por que não repassam o benefício para produtor??? Estão atuando como empresas, e estão arrebentando como produtor no MS, como fizeram no Paraná.. somos um monte de carneirinhos, fazendo o que eles querem!!!