Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 26/10/2016 11:47

    O movimento do Iluminismo ocorrido durante o século XVIII, dentre muitos progressos nas áreas sociais, artes, foi relevante na área econômica.

    O mais importante teórico do liberalismo econômico, Adam Smith, publicava o primeiro livro clássico de economia "Riqueza das Nações", onde examinava a especialização, divisão de trabalho, propensão ao comércio e pouca intervenção do governo nos assuntos de mercado são os elementos que a "mão invisível" otimiza de modo a permitir um fluxo de riquezas sem precedentes.

    A convivência entre as nações no século XXI tem como dogma a "Globalização", mas o Brasil teima em ser um dos países mais fechados, aplicando taxas alfandegárias, leis ultrapassadas, com o único objetivo de proteger maus empresários brasileiros e corporações incompetentes. O país tem uma participação no mercado global de 2,7%, ou seja, é o mesmo percentual do ano de 2002.

    Acho que o lulopetismo optou em aplicar o refrão de uma música, do músico, também progressista, Chico Buarque, na política econômica, onde se canta ... "Pra ver a banda passar"..., No caso não é a "banda", mas o "mundo" e, nós de camarote de enésima categoria assistimos ... "PRA VER O MUNDO PASSAR"!!!...

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Perfeito Sr. Rensi, outro dia estava pensando sobre isso, a lei da Say em que ele descobriu que é a oferta quem cria a demanda e em como essa simples frase destrói a ideologia socialista, tanto que escalaram Keynes para afirmar o contrário, e o coitado sem poder teve que juntar ao vocábulo demanda a palavra "agregada". Somente assim puderam justificar o regime de reservas fracionárias que deu poder aos bancos de imprimir dinheiro. Basicamente, o dinheiro dos financiamentos cria a demanda, a propaganda é a alma do negócio. Pela lei de Say prevaleceria o liberalismo econômico do próprio Adam Smith que descobriu a maneira com que as nações se tornam ricas. Keynes deu riqueza aos mediocres, criminosos e ladrões. Para encerrar uma frase minha: Culto é aquele que procura descobrir de onde vieram os pensamentos que lhe vem à cabeça, quem procura descobrir a origem daquilo que pensa.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Onde estamos e para onde vamos ???

      A realidade nos mostra a China como a fábrica do mundo, o Brasil sua fazenda, a Índia seu provedor de TI e sua terceirização e, a Rússia sua fonte de energia e minerais.

      Ocorre que com a "Quarta Revolução Industrial" em curso, com a crescente utilização da robótica e a automação as vantagens de mão de obra barata caem por terra e, dos países que apresentam vantagens naturais, como o Brasil.

      A Inteligência Artificial (IA) será, se já não é, outro fator que irá acelerar as quebras dos paradigmas da civilização de antanho. O supercomputador Watson mostra o inicio da era da Computação Cognitiva, pois ele faz diagnósticos clínicos nos tratamentos de câncer.

      A janela que o país observa o mundo, na minha percepção, tem uma abertura que propicia um campo visual em escala nanométrica (um nanômetro corresponde a um bilionésimo de metro, ou 10 elevado a -9)... ESSE É O CAMPO DE VISÃO DOS CHAMADOS "HOMENS DO PODER".

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O atraso tecnológico brasileiro é uma coisa incrivel. Vou contar um a história do tempo da faculdade de agronomia. Foi lá que conheci os trabalhos do francês André Voisin, a pronúncia é Voasan. Tudo, absolutamente tudo o que existe até hoje relacionado aos elementos quimicos que compõe a nutrição das plantas foi pesquisado e descoberto por ele. Certa vez, em casa, repeti um experimento dele em sabambaias, na época uma garota de programa me ofereceu 200 dólares por uma delas, dei prá ela a planta. Bem, descobri que não havia mais nada para pesquisar em relação a isso, eram descobertas universais aplicáveis em qualquer parte do mundo e em qualquer tipo de solo. Lembro a todos que na faculdade havia muitos e bons laboratórios em diversos setores sendo o de quimica o melhor, era fantástico na verdade. No laboratório da Agronomia havia uma máquina antiga que fazia as análises de solo. Não custa dizer que isso não fazia parte do curriculo, estudei por conta própria. Foi quando me dei conta da quantidade de pessoas que se davam bem plagiando as coisas, gente mediocre tida por gênios da raça humana. Infelizmente no Brasil é assim, qualquer um que saia falando besteiras por aí em tom sério, logo é considerado como sapiente, vamos dizer assim. Por isso não desenvolvemos nada no Brasil, tudo é importado com exceção do discurso que afirma que somos a última bolacha do pacote. Nos países ricos basta observar que os que verdadeiramente criam riqueza não tem nada a ver com governo e burocratas, nem com empresários socialistas pendurados no governo, sao pessoas comuns em garagens ordinárias, mas com uma mente criativa, pessoas que não precisam usurpar nada de ninguém para se dar bem.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Só para reforçar seus argumentos... Riqueza é a produção de bens e serviços e, pelo que me consta burocratas e governo não têm nenhuma afinidade a esses valores, pois quando se fala em produzir eles fogem como o diabo foge da cruz !!! ... Produção é uma atividade que envolve trabalho e esta palavra não consta no dicionário de certas classes da sociedade.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SE ELES FUGISSEM NOS ESTARIAMOS REALIZADOS PORQUE NON PRECISAMOS DELES EM ABSOLUTAMENTE NADA----MAS NAO E' SEMPRE ASSIM,, DEPENDENDO DA INVEJA E INTRIGA ELES CRIAM PROBLEMAS

      QUASI INSUPERAVEIS

      1