Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 24/01/2017 13:15

    Sou produtor de milho safrinha em Goiás..., e aqui, fazendo as contas, tenho um custo de aproximadamente de 90 sacos pra poder cobrir os custos..., é desanimador plantar uma cultura sem nenhuma margem de lucro..., porém não é a primeira vez que isso acontece..., é sábio dizer que, mesmo sem ter nenhuma garantia, é possível que dê uma reviravolta nesse mercado..., estamos em ano de la niña, geadas são possíveis, assim como secas em algumas regiões. Estão começando as especulações de mercado, porem o jogo ainda não está definido. Temos bm&f, chicago e dólar, pode-se piorar ou melhorar, portanto devemos estar muito atentos pra não sermos pegos de surpresa. Em minha opinião, nós, produtores de milho safrinha, temos que fazer uma boa estratégia de comercialização..., aqueles que precisarem vender toda a safrinha na boca da colheita, correrão um grande risco de não ter nenhuma rentabilidade.

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A colheita da safrinha no Brasil e' junho o mesmo período do emisferio norte quando o valor cai em dólares---quem não tem condições de esperar para vender se ferra.

      1
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Se não houver qualquer fato novo (o principal deles seria uma desvalorização do real para impulsionar as exportações) o prejuízo será grande, muitos irão rever o plantio de milho safrinha nos próximos anos. No entanto, existe um lado positivo: vamos trabalhar menos e quiça ganhar mais.

      1
    • elcio sakai vianópolis - GO

      o difícil é esperar uma desvalorização da moeda, em um pais que está lutando pra controlar a inflação, se fosse pra apostar em alguma valorização do milho, acredito que seja na bolsa de Chicago, devido a especulação climática (la ninha), junto com a quebra da safra da argentina..

      1
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Como está os custos das safrinhas de milho em seus respectivos estados?

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Elcio, creio que seja difícil obter essa informação de forma confiável por aqui, informalmente, pois há falta de metodologia entre muitos produtores para auferir esses custos.

      meu custo em reais na parte de insumos (sementes, defensivos, fertilizantes) para o milho de inverno esta 1090 reais por ha. Esse ano reduzi o a quantia de nitrogenado aplicada em relação ao ano passado.

      Ai entram outros custos como diesel, 100 reais por ha, mão de obra direta da fazenda, 175 reais por ha... ai computandos os custos fixos, despesas, amortizações, parcelas de finanamento, etc etc etc o meu custo no oeste de sp fica em 93 sacas por ha.

      0