Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 31/01/2017 03:37
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
He! He! (risos). No comentário acima citei a reação do setor de fertilizantes, pois estava viajando sobre a entrevista que o Sr. João Batista fez neste último final de tarde (30/01) onde o assunto foi "rochagem". Aqueles que não assistiram, acho interessante dar uma olhada.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. João Batista, permita-me dar um palpite:
O caminho que o Sr. está trilhando é o caminho da sustentabilidade da agricultura brasileira. A informação de que existe essa tecnologia (rochagem) alerta-nos que ela pode ser usada por todos os agricultores, levando-se em conta as particularidades de cada região e propriedade. Só lhe peço que não esmoreça, continue divulgando noticias e entrevistas com as pessoas que optaram por esse sistema de produção.
Sr. João Batista, "o solo é o colchão que absorve os impactos das intempéries climáticas". Se você tem um bom colchão, os impactos serão amortecidos.
Os solos devem ser estáveis biologicamente, e as outras duas propriedades, físicas e químicas, serão consequências da primeira.
Acredito que forças opostas vão aparecer e, serão poderosas, pois estamos falando de um total de mais de 30 milhões de ton. de fertilizantes consumidos todos os anos, aos quais são agregados muitos custos da cadeia produtiva.
Sou um grão de areia nos oceanos, que não são poucos, mas tive experiências salutares na condução de uma "roça" binomial soja-trigo por vários anos, usando essa filosofia, aí fui picado pela mosca-azul do doce da cana-de-açúcar e tornei-me um velhinho não diabético, pois carrego o amargor da desilusão. São as pedras que me cabem carregar, como um bom combatente envergo, mas não me entrego... Nasci assim, vou morrer assim!