Fala Produtor - Mensagem
-
Roberto Cadore Cruz Alta - RS 04/04/2017 17:28
-
Cassiano aozane
Vila nova do sul - RS
Bem falado seu Cadore,eu também não fiz compromisso porque em 2005 tive comprar soja de outro produtor para honrar meu contrato ,com ágio ,depois do jogo jogado e fácil mostrar as cartas,mas nunca vamos ganhar de maioria ,pois os agentes do mercado como os fundos têm muito mais influência e poder pra mudar as posições. Quem ta na chuva se molha .
-
FABIANO DALL ASTA
Canarana - MT
Minha opiniao é que deve trabalhar com relacoes de troca.
-
FABIANO DALL ASTA
Canarana - MT
Quando as mesmas sao muito boas , deve fixar uma parte. Esse ano quêm nao fixou no minimo 30 % foi incompetente. Errou. Nao adianta ficar achando desculpa pra si mesmo. Milho a 40.00 em Carazinho ? Milho a 25.00 em Canarana ? Soja a 90.00 em Passo Fundo ?
-
FABIANO DALL ASTA
Canarana - MT
A maioria de nós errou. O engraçado é que voce pergunta aos nossos colegas produtores. Ai se ouve : eu tava pescando. Eu estava colhendo milho. Eu estava viajando. Eu estava no sul. E por ai vai.
-
FABIANO DALL ASTA
Canarana - MT
Cadore. Agora ta facil. Pode esperar que tem mais chance de subir 15,00 do que cair 15.00. Facil de fazer essa análise.
-
FABIANO DALL ASTA
Canarana - MT
Vou exemplificar oquê aconteceu aqui na minha cidade. A Bungee ofereceu contrato de milho a 25.00 em meados de julho de 2016. Tinhamos custos todos definidos. Nesse preço a safrinha é muito remuneradora. Era só fixar no minimo 50 %. Mas 5 % vendeu.
-
BARTOLOMEU ROGERIO RODRIGUES NETO
Jataí - GO
Já pararam pra pensar que todos os anos esse discurso é o mesmo, porque quando o produtor adquirir os insumos para safra já não trava seus custos ? ou seja, custo de produção "X " e preço do produto "X", ele já tem essa conta feita, dai e só preocupar em produzir, acredito que isso evitaria transtornos nessas incógnitas que o mercado pode oferecer, feito isso dai é só especular e esperar o melhor momento para travar os restante da produção, mas produtores tem medo do que pode acontecer com clima, vai chover ou não, isso não importa os custos para produzir já estão feito, ou seja, chovendo ou não chovendo ele já tem essa obrigação a cumprir, estou dizendo isso porque todos os anos eu ouço esse discurso de alguns produtores.
-
Roberto Cadore
Cruz Alta - RS
Sr. Bartolomeu, há maioria dos travamentos antecipados de soja no RS, ao chegar no vencimento, tem preços inferiores aos preços do dia, então na maioria dos anos, quem travou antecipado, perdeu. Isso é fato. Tínhamos seca anunciada, e isso desmotiva os produtores a fechar esse tipo de contrato por medo de não ter todo o produto para entregar e ser penalizado com multa. Nesse ano, tenho soja travada a R$84,00 para 28/04/17 e também a R$80,00/sc. Mas e quanto ao futuro, sugere especular e esperar o melhor momento, concordo, mas sei que o melhor momento só se vê pelo retrovisor, ou seja, o melhor momento só é apontado no passado, nunca no futuro.
-
Cassiano aozane
Vila nova do sul - RS
Como fazer essas operações de compromisso de entrega de produto físico, se nós aqui no RS esperávamos por um verão de La Nina, conforme alguns especialistas anunciavam. Então, agora fica fácil dizer o quê deveria ter sido feito antes, mas eu lanço um desafio aos especialistas...vamos falar do futuro...faz de conta que eu já reservei para pagar o custeio, e o restante da minha produção, o quê fazer, vender agora ou esperar?...