Fala Produtor - Mensagem
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 08/04/2017 07:59
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
He! He! (risos). Eles só sentam à mesa quando o "bolo" está servido !!! Ah! Esqueci .... Eles querem se sentar sempre na cabeceira da mesa, posição de destaque, onde a distribuição do "bolo" segue às suas vontades.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Sr RODRIGO sintonizo 100% no seu ideal de LIBERALISMO ECONOMICO---Todavia gostaria de lembrar que em algumas circunstancias o sistema não e' perfeito pois permite a existência de oligopólios tipo GILLETTE---
-
Alvaro Mariussi
Tupãssi - PR
Oligopólio só existe em mercados regulados. Onde impera o mais puro livre mercado sempre vai ter concorrência em áreas onde é possível lucrar. E quanto maior a concorrência, melhores os serviços e menores os preços. Isso tudo comprovado empiricamente. Quanto mais estado e intervencionismo, mais oligopólios e poder nas mãos de poucos, pois quem está no poder sempre será corrompido para favorecer quem paga mais. E a população em maior número, porém desorganizada, é quem paga a conta sempre.
-
Alvaro Mariussi
Tupãssi - PR
Para quem se interessa pelo assunto, aqui um ótimo artigo sobre isso: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1057
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Pois e' a teoria escrita em livro e' uma coisa, mas a pratica as vezes e' outra---Foi preciso abrir um processo judicial contra a Mickrosoft para conseguir o seu decantado mercado livre----Tecnologia, localização e porte da empresa, dificultam o livre mercado------Moinhos de trigo, frigorifico JBS, empresas de telecomunicações, empresas geradoras de energia, ferrovias que no Brasil cobram praticamente o frete de caminhão, correios , construtoras de obras, montadoras de automóveis------Pois e' o seu artigo desconhece a palavra CARTEL---
-
Alvaro Mariussi
Tupãssi - PR
Meu caro, falar de livre mercado no brasil é piada. JBS só está desse tamanho por causa de empréstimos privilegiados e subsidiados do governo, empresas de telecomunicações no brasil? É um cartel criado pelo governo, a ANATEL protege muito bem esse cartel. Empresas geradoras de energia e ferrovias idem, correios? Totalmente monopolizado pelo governo. Construtoras de obras? Só sobrevivem as que pagam propina para realizar obras do governo, as demais morrem sufocadas com burocracia e impostos. Montadoras de automóveis? Super protegidas do mercado exterior com altos impostos de importação de veículos. A palavra CARTEL só faz parte do vocabulário de uma nação que tem estado gigante.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Há no liberalismo economico uma afirmação que nenhum esquerdista consegue responder, a de que o setor privado, o empresário, sempre vai fornecer o melhor serviço ou produto pelo menor preço ao consumidor. Quando entram os comunistas, começam com a conversa do planejamento estratégico... aí, escondam suas carteiras... Aqui em Itajaí houve revolta dos "funcionários" do porto público quando o porto privado começou a carregar o dobro com metade do pessoal. Temos também o exemplo do porto de Paranaguá que, durante algum tempo, foi doado ao irmão do Roberto Requião, e que era estratégico ao "povo" do Paraná -- e que por isso não poderia, por decreto, carregar soja transgênica! Entendem por que não é possivel o tal "planejamento estratégico"??!!. Vamos analisar o desempenho do Blairo Maggi como ministro, melhor seria dizer "lobista" do governo. Ele não segue uma politica destinada ao bom desempenho economico da atividade, ele segue uma cartilha, um programa de governo destinado a favorecer exportadores em detrimento de toda a população brasileira. Qual o resultado da politica que vem sendo seguida desde o governo Lula, e que passou por Dilma e Kátia Abreu? Aumento das exportações com queda do preço pago ao produtor... Com aumento de volume e queda na receita... Para comprovar isso, basta olhar os dados da soja, setor em que isso é mais evidente... Politica partidária no Brasil é o enriquecimento dos partidários através do "planejamento estratégico". O produtor, através de métodos simples, consegue bons resultados financeiros e o país avança, as autoridades, politicos e lideranças negam isso e creditam esses resultados ao "planejamento estratégico". Querem ver? Foi graças ao planejamento estratégico que o "Brasil" desenvolveu a tecnologia do plantio direto? Ou foi graças a um visionário, um simples produtor? A tecnologia é simples se comparada à biotecnologia, mas seus resultados são inferiores? O desenvolvimento da indústria quimica, feito totalmente fora do Brasil, e ocorreu graças ao planejamento estratégico? A biotecnologia, graças ao planejamento estratégico???? Mas os estrategistas que não sabem criar nem utilizar tecnologia, sabem muito bem usar "estrategicamente" a ideologia em beneficio próprio, atribuindo todos os aspectos positivos alcançados ao planejamento, e os negativos à falta deles. Não nos falta planejamento, faltam portos, estradas, infraestrutura e produtores que construam isso, e não planejadores que não sabem regular uma plantadeira.