Fala Produtor - Mensagem

  • Marcelo De Baco Viamão - RS 20/10/2017 08:47

    Bom dia! Estas notícias de paralisação, do grupo JBS, demonstram a fragilidade dos negócios no Brasil. De um lado a fragilidade da sociedade, dos empregados, dos fornecedores e do Estado. O pensamento vaga entre o uso de uma oportunidade de fechar unidades já em declínio, permissão da concentração de atividade pelo CADE e uma forma de fazer pressão política pela situação em que se encontram os sócios controladores do grupo.

    De qualquer forma, certo ou errado, alguma lição deveria se tirar desta situação, pois lá no final das contas o produtor rural, pecuarista, confinador ou mesmo o integrado perde.

    Poderiamos dizer que perder faz parte de qualquer negócio, porém a segurança alimentar só será garantida com o esforço de quem produz alimentos, em algum momento a sociedade pagará por descuidar do setor.

    Politicamente podemos escutar que muito foi feito e que fulano ou a bancada tal fez isto ou aquilo, PORÉM QUERO DEIXAR CLARO, mesmo existindo opiniões contrárias, os "eleitos" estão fazendo o que são pagos para fazer, ao menos os honestos... A final, a sociedade não pode mais ficar bajulando e estendendo homenagens às pessoas que estão lá para fazer exatamente o seu papel, nem MAIS nem MENOS. Assim os setores sensíveis da produção poderiam ter algum tipo de salvaguarda, evitando que um único grupo econômico pusesse em risco todo o setor de carnes, de milho e todos os insumos para ração.

    A única variável não controlável é a seca!

    O tema é longo necessita de avaliações, mas está na hora de tornar mais diluído o mercado, mesmo em outros setores em que, aparentemente, a concentração não representa risco.

    Bom final de semana!

    0