Fala Produtor - Mensagem

  • Liones Severo Porto Alegre - RS 01/03/2018 16:56

    A Bolsa de Cereales reduziu a produção de soja argentina de 47 para 44 milhões de tons, mostrando seu profundo conhecimento e competência sobre a produção agrícola. No Brasil, a ABIOVE aumentou de 109,5 t, divulgado em dezembro, para 114,6 milhões de tons. Portanto, no Brasil acontece exatamente o contrário, a safra quebra e aumentam as estimativas de produção. A propósito, este é o momento de saber se o estoque mundial divulgado pelo USDA de 98 milhões de tons é verdadeiro ou não. Se fosse verdadeiro não haveria tanto desespero pelas perdas da safra de soja argentina..., pelo menos, parece que o mercado mundial age como se não houvesse... Estariam equivocados esses negociadores internacionais ?

    3
    • PEDRO FIORENZO Sorriso - MT

      Sr Liones, o sr. crava aqui no Noticias Agricolas que a safra de soja no Brasil será menor que 109,5 milhões de tons????? Olha que pelos reportes que temos de produtividades no Mato Grosso, Mapitoba e Paraná (estes dois ultimos no inicio da colheita), acredito que ultrapassaremos as 115 milhões de toneladas.

      79
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Pra variar um pouco o Sr. LIONES comentando verdades que pelo jeito a Conab não gosta de repassar a nós, que carregamos o país no lombo... obrigado Liones.

      3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Dizer que teremos uma super safra de soja no Brasil só tem duas explicações: ou cheirou Varsol ou é mentiroso, safado, sem vergonha, filho de uma ronca e fuça. Aqui no Paraná o povo tá colhendo 120 sacas por alqueire, onde tiraram 180 sacos ano passado. Metade do Rio Grande torrou. Um monte de lavoura do Mato Grosso foi abandonada e outro tanto de soja vai ter que ser misturada numa soja boa para ver se passa na exportação. MAPITOBA debaixo de água. Esse povo deveria ganhar a vida como comediante, porque como analista de mercado são uns bocós.

      4
    • PEDRO FIORENZO Sorriso - MT

      Resposta a Carlos William Nascimento: Caro Carlos, primeiramente quero deixar claro que sua falta de educação não me incomoda, porém uma pessoa que não aceita uma opinião de mercado de outro produtor de outra região, reagindo com as palavras que você usou, para mim somente serve para confirmar a total ignorância. Agora vamos aos números: Mato Grosso possui uma área maior que o ano passado de soja, teve alguns problemas no meio caminho, porém é factível que possamos ter uma safra maior que 32 milhões de toneladas no nosso estado. Os reportes de produtividade do Paraná, Mapitoba e Goiás, também são impressionantes e muito bons..., acredito que talvez a sua região de campo Mourao possa ter tido alguns problemas, ou entao o seu caso especifico. de Outro lado, tivemos um salto de genética de variedades de 2 a 3 anos para cá..., quem é produtor, como eu, sabe disso.

      20
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Caro Pedro Fiorenzo, não estou discutindo o tamanho da safra, até torço que ultrapasse os 120 mi t. Minha posição é saber porque a ABIOVE se qualifica para o opinar sobre o tamanho da safra. Esses anúncios de aumento de safra servem somente para informar aos compradores que teremos excesso de produção e que eles podem baixar os preços porque nós precisaremos vender. Quando trabalhei em Pequim, na nossa equipe havia um sujeito que falava 8 idiomas e seu trabalho era vasculhar o sites agrícolas mundiais para pegar essas expertises. São todos pródigos a falar do tamanho da safra/oferta porque não falam da demanda e seu crescimento que atualmente já supera os recordes do ano passado. Nas medidas atuais de consumo, mesmo que seja 120.0 mi t, ainda assim passaremos por um período de escassez.

      2
    • PEDRO FIORENZO Sorriso - MT

      Sr. Liones, admiro o seu trabalho pela questão que o Sr. sempre analisa muito bem o lado da demanda, coisa muito difícil de se medir, mas com sua vasta experiência tende a conseguir enxergar alguns pontos que outros analistas de mercado não conseguem ver.

      Porém no seu comentário Sr disse o seguinte : " No Brasil, a ABIOVE aumentou de 109,5 t, divulgado em dezembro, para 114,6 milhões de tons. Portanto, no Brasil acontece exatamente o contrário, a safra quebra e aumentam as estimativas de produção" ...

      Quanto a este seu comentário acima, não concordo com a quebra de safra colocada, e sim concordo com o número que a Abiove aumentou, acredito que o Brasil terá aumento de safra, visto as produtividades que temos em campo, se isto vai ou não influenciar mercado é provável que sim, mas nada melhor que falar a verdade afinal uma hora os números se concretizam. O Brasil esta produzindo muita soja, e ponto final.

      47
    • Alvaro Mariussi Tupãssi - PR

      Sr. Pedro Fiorenzo, não fale pelos produtores do Paraná, aqui na região oeste do estado as produtividades estão em média 20% a 25% abaixo do ano passado, algumas lavouras até mais abaixo, em um lote que colhemos 197 por alqueire ano passado esse ano fechou em 125 por alqueire, mesma variedade, mesma adubação etc. E até agora não fiquei sabendo ninguém que colheu muito melhor que isso.

      3
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Também não acredito nesses 114,6 milhões de toneladas. Na região central do Goiás e no entorno de Brasília, as sojas precoces foram muito ruins. Em minha propriedade houve quebras de produção de até 20 % em relação ao ano passado. As sojas de ciclo médio que estou colhendo ainda representam uma queda de 5% em relação ao ano passado. Vamos ver se até o final da colheita melhore, porém não estou muito otimista este ano com relação à produtividade.

      2
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Cheguei da roça agora, 22:21 hs desta sexta. Não que eu seja agricultor, como foi meu pai, meu avô, meu bisavô e todos os nonôs lá da Itália. De certo eu passei o dia deixando minha bunda quadrada num banco de colhedeira porque é somente um hobby... Mas vamos lá, responder ao mais novo defensor da Abiove, Rally da Safra, Conab e comparsas. Pedro, fale do seu quintal, se você entende alguma coisa de lavoura. Não venha cravar super safra de um estado que está a milhares de quilometros de sua casa. Tem um monte de companheiro aqui que pode te dizer como está a produtividade por estas bandas. Você diz que os reportes indicam uma super safra no Paraná. Uma ova. Se for usar sua régua, poderíamos dizer que a soja do Mato Grosso está toda ardida, pois os reportes mostraram até lavouras abandonadas no município de Cláudia-MT. Se um agricultor , rally de safra ou o raio que o parta diz que produziu bem, não quer dizer que seja verdade. A mentira é a regra nesse negócio de projeção de safra. Se você é sabidão, me diz como é feito a estimativa de safra? Como chegam no número mágico de 120 milhões de toneladas? Explica aí! Quanto a ser mal criado, obrigado pelo elogio. Comigo é tolerância zero com caboclo mentiroso, de má fé, que ajuda a espalhar mentiras que derrubam o preço de nossos produtos e prejudicam nossas famílias. De certo você deve trabalhar para algum rally de safra, que até hoje não encontrei nenhum agricultor que pagasse por seus serviços. Este é um daqueles milagres de Roque Santeiro. Quem não deve ser roceiro é você, dizendo que as novas variedades intacta são um salto de genética. Que agricultor fala "salto de genética"? O salto foi tão grande que ainda não cairam de volta na terra. Por que será que a soja mais plantada no oeste do Paraná é a nidera 5909rr, bem velhinha? Fica aqui meu desfio ao sabidão: explica a metodologia de levantamento de safra dos rallies de safra da vida? que dados usam? Telefonar pra cooperativa não vale!

      3
    • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

      Concordo com o vizinho aqui , venha aqui conferir a super safra do Paraná q vc esta falando, quebra é muito grande, logico que tem aqueles q estão colhendo os 180 sacos p alq. principalmete aqueles q o alqueires tem 48000 metros quadrados, e a respeito dessa tal genetica esse ano de tanto escutar plantei metade da área de intacta q era soja de 200 sacos p alq. paguei 10 pila o quilo, e te digo uma coisa ME FERREI, por isso já ate salvei minha semente de um material altamente tecnológico e produtivo lançamento genetico, 100% NA 5909

      1
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Esse meu amigo Nilo é o cara... nunca gostei de publicar média, pois quem paga minhas contas sou Eu, então pro povo pé no chão igual o Liones e vamos trabalhar pois o bonde passa.

      0
    • CLERISTON FELDKIRCHER NOVA MUTUM - MT

      Sou de Nova Mutum - MT, municipio da BR 163, distante 150 km de Sorriso (cidade a cidade)... A respeito de produtividade, existe uma variabilidade muito grande. Alguns produtores produzindo muito bem, porém tambem outros com quebras de produtividades motivadas pelo clima.. O único fator que poderá fazer com que se mantenha ou aumente o volume de soja produzido no Estado seria aumento de área. Porém não creio que essa expansão compense as quebras de algumas regiões... Também acredito em uma safra menor que as 115 milhões de toneladas de soja no Brasil... Porém é só uma opinião... Uma pena que estejam ocorrendo essas perdas em diversas regiões do país, notadamente nas mais afetadas.

      0