Café: Comercialização da safra brasileira atinge 97%
A comercialização está abaixo de igual período do ano passado, quando 81% da então safra 2010/11 estava negociada. Em janeiro, a comercialização evoluiu apenas 3 pontos percentuais contra dezembro, que fechara com vendas de 76% da safra.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, o fluxo de negócios segue compassado. As perdas de janeiro no mercado, em um primeiro momento afugentaram os vendedores e, depois, quando a oferta esboçou melhora, quem não quis mais foram os compradores. "Assim, a distância entre as pontas aumentou dificultando ainda mais o fechamento de negócios, já naturalmente complicados nessa época do ano por conta do período de entressafra", comentou.
A perda da linha de R$ 500,00 a saca e o panorama financeiro nebuloso geram preocupação entre os produtores, avalia Barabach. "E isso pode estimular o interesse pela venda. Embora o preço esteja ainda convidativo, mesmo depois da correção, não é hora de afobação. A mesma estratégia usada com o mercado em alta serve também agora nesse processo corretivo", observa. Então, a melhor postura é dosar as vendas, tentando aproveitar algum repique, e com isso diluir riscos futuros. Assim, não se deixa de ganhar com o bom preço atual, bem como, não se fica fora de um ganho futuro mediante uma eventual melhora no mercado.
A escassez dos cafés de melhor qualidade deve manter essas bebidas valorizadas. Mas a mudança de conduta da demanda, voltada cada vez mais para o conillon, deve segurar a onda altista, acredita o analista. "É certo que as oportunidades, em particular de quem tem café melhor, vão continuar aparecendo, mas talvez com menos entusiasmo que no ano passado", estima o analista.
Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2011/12, tomando-se por base a estimativa de Safras para a produção, até 31 de janeiro:
1 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
fabio sergio bessa Grandes Rios - PR
sera que o cafe vai voltar no que estava?