Índia eleva produção de açúcar e exportações do Brasil retraem
Até o fim de março, 385 usinas de um total de 476 ainda operavam, ante 329 unidades de um ano atrás, o que sugere que a produção pode superar os 26 milhões de toneladas nesta safra. Devido à maior abertura do mercado indiano para exportação, há sinais de que o plantio de cana continuará firme no país e garantir bom ritmo às exportações pelo terceiro ano consecutivo, a partir de outubro próximo.
Enquanto isso, o Brasil exportou 994 mil toneladas de açúcar em março, 25,8% menos que em fevereiro e uma queda de 29,5% ante o mesmo mês do ano passado. Essa é a primeira vez que o Brasil exporta menos de 1 milhão de toneladas em um mês, desde abril de 2008. Na soma de janeiro a março, as exportações de açúcar totalizaram 3,57 milhões de toneladas -ou 10,3% menos do volume exportado no primeiro trimestre de 2011.
Com essa performance, o Brasil, responsável por 51% das exportações mundiais de açúcar na safra 2010/11, deve encerrar a atual temporada 2011/12 com uma participação de mercado de 44,7%. Diante desses números, não há como negar que o açúcar brasileiro perde participação no mercado internacional para outros países.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY