O desencanto do usineiro com a agricultura vai além da tiririca...

Publicado em 28/05/2012 10:42 e atualizado em 28/05/2012 11:19
Do blog de Rui Daher.
Rubens Ometto, o maior usineiro do mundo, dono da Cosan, revelou à revista “Exame” (16/05/12) a disposição de direcionar seus investimentos para fora do setor sucroalcooleiro.  
Houve presidente que o chamou de herói quando, em 2008, pagou 1,5 bilhão de reais pela rede de postos Esso. Aquisição desse porte, junto à norte-americana Exxon Mobil, simbolizava o país na ponta compradora da globalização. Galvão Bueno poderia ter narrado.  

Não parou aí o empresário piracicabano. Em 2010, uniu-se à Shell para criar a Raízen, usinas, terminais e postos de distribuição de combustíveis. Faturamento de R$ 25 bilhões anuais. Recentemente, comprou 60% da distribuidora paulista Comgás à inglesa BG e acaba de ofertar R$ 900 milhões por 49,1% da operadora logística ALL.

Muitos viram em suas declarações um abandono da atividade agrícola. Afinal, ele mesmo diz: “Não faz sentido ter um negócio com anos de altos lucros e outros com prejuízos que podem afetar sua saúde financeira. A indústria da cana é assim”.  

Há passagens dúbias, como as que afirmam não ver razão para sair do setor de cana, a Raízen continuar investindo em etanol e a pretensão de comprar novas usinas quando o setor estiver pior, pensamento que pode definir toda uma estratégia.  

Lembrado de que assinou acordo com a Shell para em 2025 vender sua participação na Raízen, diz que não costuma rasgar contratos. Algo sobre o que Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, não teria muito a comentar.  

Alguém que nasceu e cresceu no setor agrícola afirmar ser difícil conviver com uma atividade que gera lucros e prejuízos em ciclos alternados e ao sabor do mercado, parece chover no molhado. Esse não é um atributo exclusivo da cana. Batata, laranja, soja, café, vivem essa gangorra. E mais: o dono da Cosan soube muito bem domar essas oscilações e construiu um império (segundo a revista, é o 19º brasileiro mais rico) capaz de permitir que hoje ele invista no que bem entender.  
Há em toda matéria, no entanto, a intenção de passar dois recados e para isso serve o microfone da mídia.  

O primeiro, e mais importante, é para a Petrobras. O empresário joga nas costas do fato de a estatal subsidiar a gasolina a inviabilização do setor canavieiro e da produção de etanol.  
O segundo, que corre à boca miúda nos campos de Terra Brasilis, é o de assim fazer caírem os altos preços de terras agricultáveis, o que é justificado pela velocidade com que a Radar, braço imobiliário de Ometto, compra terras nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Maranhão (100 mil hectares).  

Trucar para comprar bem faz parte do jogo comercial. Esquecer-se de que a parada dos investimentos brasileiros em usinas de álcool, a partir de 2007, se deu pelos temores da crise internacional e que o período de maior alta nos preços de etanol ocorreu pelo redirecionamento da produção para o açúcar, então com maior rentabilidade, é bem diferente.  

O muxoxo de Ometto para com a agricultura me faz ver a presidente da Petrobras, Graça Foster, em sua sala no Rio de Janeiro, respondendo ao empresário apenas com uma compreensiva piscadela.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Terra Magazine

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário