Paranaguá contrata batimetria e sinalização do canal de acesso
“O levantamento batimétrico estabelece a profundidade do canal e por sua vez o calado para navios que entram no porto. Também é usado para acompanhamento e medição do volume de material a ser retirado em obras de dragagem, como a que será iniciada em Paranaguá nos próximos dias”, explica o superintendente do Porto, Luiz Dividino.
Tecnicamente, a batimetria é um levantamento topográfico do fundo do mar. O equipamento que será utilizado em Paranaguá é um ecobatímetro, com sistema integrado de posicionamento global (GPS), para medir a profundidade em uma posição exata.
A execução da batimetria está prevista na Lei dos Portos (8.630) e deve ser feita periodicamente pelos portos. A última batimetria feita em Paranaguá foi em janeiro de 2011.
O novo contrato que será assinado pelos Portos do Paraná terá duração de dois anos, seguindo um cronograma estabelecido, que inclui o acompanhamento do processo de dragagem.
BÓIAS DE SINALIZAÇÃO — O Porto de Paranaguá também está contratando uma empresa que ficará responsável pelo serviço de manutenção das bóias de balizamento que fazem a sinalização dos canais de acesso e da bacia de evolução dos portos paranaenses. O contrato será assinado nas próximas semanas e o investimento previsto é de R$ 847 mil, para um contrato de dois anos.
O projeto de sinalização é feito em conjunto com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e a manutenção é de responsabilidade da Autoridade portuária, que deve manter um índice mínimo de eficácia do sistema de sinalização, que deve operar em boas condições em pelo menos 95% do tempo, o que garante a confiabilidade, ou não, de um canal de navegação.
Na Baía de Paranaguá estão instaladas 66 bóias de sinalização e a empresa que venceu a licitação para um período de dois anos, renovável por igual período, ficará responsável pela manutenção dos equipamentos 24 horas por dia, sendo obrigada manter a sinalização dentro do índice de confiabilidade e sanar qualquer não conformidade em até 72 horas.
Segundo o superintendente da Appa, a contratação destes serviços em caráter contínuo e por longo prazo afastará em definitivo o risco de descontinuidade dos sinais de balizamento e navegação. “Estamos cumprindo as determinações do governador Beto Richa em especial quanto a buscar soluções perenes para os Portos do Paraná, garantindo a segurança da navegação”, afirmou.
0 comentário
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional