Chuvas diminuem e colheita do algodão ganha velocidade em MT

Publicado em 25/06/2012 09:20
Em uma semana colheita passou de 2,5% para 6,2% de área plantada.
Colheita da safra de algodão começa, aos poucos, imprimir velocidade em Mato Grosso. Redução do volume de chuvas no campo possibilitou a um número maior de agricultores dar início aos trabalhos. Em uma semana o percentual de pluma captado passou de 2,5% para 6,2%, avanço próximo de quatro pontos percentuais, apontou na sexta-feira (22) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Elisa Gomes, analista de mercado, destaca que em praticamente todas as regiões há movimentação no campo. Exceção apenas para o norte mato-grossense que plantou 910 mil hectares e ainda não deu início à colheita. Por outro lado, o oeste (8,6%), médio norte (7,2%) e noroeste (6,4%) registram a maior evolução de área colhida.

Em Mato Grosso a safra de algodão ocupou 722.568 mil hectares. Plantio na janela considerada ideal permitiu ao agricultor começar a colheita antecipadamente, mesmo em um período de chuvas consideradas fora do comum. "Com o cessar das chuvas os agricultores têm conseguido acelerar o processo. Há produtores que ganharam velocidade na colhida e até o final do mês devem ganhar mais força", lembra Elisa Gomes.

Quando comparado o volume colhido até a última semana com o igual período da safra 2010/11 no estado registra-se um avanço de 1,2 pontos percentuais. "Em algumas regiões ainda há chuva em pontos isolados. Mas na semana em que ela parou muitos agricultores conseguiram iniciar a fase de testes, ajustar as máquinas para começar a colher", destaca a analista. 

Expectativa de uma safra maior em produção e produtividade. De acordo com o Imea, Mato Grosso deve colher nesta temporada 922.886 mil toneladas de algodão em pluma, volume 6% maior frente a 2010/11, quando foram 937.361 toneladas.

Já a produtividade pode se tornar 7,5% superior entre um ciclo e outro, evoluindo de 3.315 quilos por hectare para 3.563 quilos por hectare.

Mercado

Parte da safra mato-grossense continuará abastecendo o continente asiático. Somente neste ano, o bloco comprou 85% da pluma embarcada pela unidade federada. 

Até maio, o estado embarcou 152 mil toneladas de algodão em pluma e movimentou US$ 280 milhões. Juntos, a China, Indonésia e Coreia do Sul foram responsáveis pela compra de 52% do produto mato-grossense, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Elisa Gomes, do Imea, lembra que no Brasil os embarques da pluma atingiram no mês passado 59 mil toneladas, resultado para o período considerado o maior na série histórica. De acordo com o Imea, o ano que mais se aproximou deste número foi em 2009, quando foram 39 mil toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrodebate

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário