Novo pacote de Dilma não mudará a queda prevista para o PIB deste ano. É mais do mesmo e é muito pouco...

Publicado em 28/06/2012 07:17
por Polibio Braga, do RS



O governo federal anunciou nesta quarta-feira um novo pacote para estimular a economia. 

. Entre as medidas, a redução da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) de 6,0% para 5,5% e o PAC Equipamentos, no qual o governo pretende comprar equipamentos de empresas nacionais, como ambulâncias, caminhões, tratores e implementos, retroescavadeiras, ônibus, carteiras escolares, equipamentos de saúde, investindo no total R$ 8,4 bilhões.

. Sobre este anúncio, leia o que mandou dizer ao editor o professor da Escola de Economia da FGV-SP, Samy Dana:

- Estas medidas ajudam, mas não devem ter o impacto esperado, pelo menos no curto prazo. A longo prazo essas medidas podem estimular a economia, sendo uma tentativa de melhorar a infraestrutura do país. Entretanto, o PIB deve fechar em no máximo 2,5%. Um crescimento nesse patamar é muito baixo para um país emergente e com as dimensões do Brasil. É preciso mais investimentos em educação e infraestrutura.

. O editor também conversou com o economista Darcy Carvalho dos Santos, que viu aspectos positivos para a economia do RS, já que a conformação econômica local tem a ver com os incentivos anunciados. 

- O modelo baseado no consumo deu sinais de esgotamento. É por isto que o governo pensa incentivar investimentos públicos. Neste caso, o governo federal quer operar como indutor, já que quer o apoio de governos estaduais e municipais. O reflexo sobre o conjunto da economia será muito pontual. Será preciso muito mais do que isto para reanimar o paciente.


Moody’s muda para pior a classificação de risco do Banco Fibra

Foi reduzido pela Moody’s,  nesta quarta-feira, o nível de risco do Banco Fibra.  Entre as notas cortadas, o rating de força financeira do banco desceu um nível, de “D” para “D-“ e os ratings de depósito de longo prazo em escala global foram para “Ba3”, ante “Ba2” estipulado anteriormente. 


Agência Moody's rebaixa notas de oito bancos brasileiros (no Terra.com.br): 


Oito bancos brasileiros tiveram notas rebaixadas pela agência de classificação de risco Moody's, nesta quarta-feira. O pior caso foi o do Banco Votorantim, que foi rebaixado em um grau abaixo do nível do rating da dívida soberana do País.

Bradesco, Itaú Unibanco e o banco de investimentos do Banco Itaú BBA foram rebaixados em um grau acima do rating soberano1. Outras quatro instituições (Banco do Brasil, Safra, Santander e HSBC Bank Brasil - Banco Múltiplo) foram realocadas ao nível do rating de crédito soberano do Brasil, ou seja, o grau de investimento Baa2.Segundo a agência, a revisão em baixa dos ratings dos oito bancos afetados leva em conta a extensão em que seus negócios dependem do ambiente doméstico macroeconômico e financeiro; o grau da dependência baseada no mercado e, portanto, mais confiança sensível; além do financiamento, e suas exposições diretas ou indiretas à dívida soberana nacional, em comparação com as suas bases de capital. (terra.com.br).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Polibio Braga/Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário