Início de 2012: firmeza de preços para o frango vivo, baixa para o ovo
Com a suspensão dos abates (medida que, de certa forma, o próprio calendário impôs ao setor), o abastecimento do período acabou prejudicado, ensejando que ontem, primeiro dia de negócios de 2013, fossem mantidos os mesmos preços alcançados e mantidos desde meados de dezembro de 2012.
Naturalmente, essa situação não teria continuidade se, doravante, a oferta viesse a aumentar e o abastecimento fosse regularizado. Tudo indica, porém, que não é esse o caso, pois o produto disponível continua sendo restrito, indicando que persistem as dificuldades para se voltar à produção anterior.
Já o setor de postura não desfruta da possibilidade de adotar a mesma estratégia: poedeiras, queira-se ou não, continuam produzindo seja domingo ou feriado, Natal ou Ano Novo. E como, passado o período de Festas, a demanda recua significativamente, começam a ser registrados excedentes.
Isso já havia sido detectado antes mesmo da virada do ano. Mesmo assim as cotações permaneceram inalteradas e só ontem, com os primeiros negócios de 2013, é que enfrentaram ligeiro recuo.
A expectativa é de que isso esteja ligado ao momento, ou seja, ao fraco movimento de todo início de ano. Mas se o mercado não corresponder, o setor produtivo terá que agir rápido para fazer com que a oferta das próximas semanas não ultrapasse o consumo restrito, marca de todo início de novo exercício.
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25