Preço de hortaliças sobe 30,14% nos dois primeiros meses do ano
No acumulado dos últimos 12 meses, que vai de março de 2012 a fevereiro de 2013, os preços das hortaliças e legumes subiram 74,82%. A inflação média acumulada pelo IPC no período que foi 1,28%.
O tomate foi o que apresentou maior alta, com 50,21% de aumento desde o início do ano, segundo o IPC-M que compõe o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Subiram significativamente de preço também a cenoura (35,79%), a batata inglesa (35,08%) e a cebola (31,47%). Tiveram queda a pera (-9,09%), a uva (-8,50%) e o mamão formosa (-5,68%). No mesmo período de 2012, o preço do tomate diminuiu 0,11%.
Para o economista do Ibre/FGV, André Braz, responsável pela pesquisa, o comportamento dos preço é normal principalmente no primeiro trimestre do ano, devido ao clima, que no período apresenta altas temperaturas e excesso de chuvas.
“É provável que em março os preços subam menos, indicando o início de ciclo de baixa no preço do produto. No outono, o clima é mais ameno e a oferta do fruto cresce contribuindo para preços mais baixos”, disse. Braz aconselha que, no período de alta, o consumidor substitua essas hortaliças e legumes, compre menos e pesquise mais os preços nos mercados e feiras livres.
0 comentário
Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair