Rio Grande do Sul intensifica a aproximação comercial com a Nigéria
A Nigéria tem uma população de 167 milhões de habitantes e, segundo o Banco Mundial, é o maior mercado em crescimento da África em números de investimentos estrangeiros no país. A Nigéria é considerada o maior parceiro comercial da África com o Brasil. No ano passado, os negócios entre os dois países somaram 9,5 bilhões de dólares, sendo que o Rio Grande do Sul foi responsável por um quarto desse valor.
A aproximação entre o Estado e a Nigéria iniciou em novembro do ano passado, quando da primeira visita do embaixador ao solo gaúcho. No mês passado, a presidenta Dilma Russef esteve com o presidente nigeriano e ambos firmaram um acordo de intenção de cooperação entre os dois países.Na primeira visita a uma feira gaúcha, o embaixador no Brasil destacou queo objetivo "é estreitar laços de cooperação e comércio nos segmentos de máquinas agrícolas, coureiro calçadista, veículos, tecnologias para a agricultura na área de arroz, irrigação e cooperação técnica".
Segundo Okoedion, na agricultura os equipamentos nigerianos estão muito defasados e com
tecnologia ultrapassada. "Portanto, o Rio Grande do Sul tem muito a contribuir com o desenvolvimento de nosso país, onde ainda temos 60 % da área disponível para a agricultura", esclareceu.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados