Soja: Irregularidades climáticas e ataque de lagartas poderão comprometer 50% da safra do Piauí
Publicado em 05/04/2013 12:58
e atualizado em 05/04/2013 14:15
A safra de soja 2012/13 do Piauí poderá registrar uma quebra de 50% devido às intempéries climáticas e ao forte ataque da lagarta helicoverpa nas lavouras do estado. A projeção foi feita pelo presidente regional da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Piauí (Aprosoja- PI) e vice-presidente do Sindicato Rural de Uruçuí, Altair Fianco.
O presidente destaca que o estado poderia colher 1,6 milhão de toneladas de soja nos 546 mil hectares cultivados nesta safra. No entanto, a produção não deverá ultrapassar as 800 mil toneladas. Na temporada anterior, o Piauí colheu 1, 263 milhão de toneladas, segundo dados do 6º levantamento da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento). Já a produção desse ano foi estimada em 1, 278 milhão de toneladas.
Ainda de acordo com o presidente, a helicoverpa deverá ser a grande preocupação dos produtores do Piauí e os custos de produção poderão ser maiores, uma vez que os investimentos em defensivos agrícolas tendem a aumentar. Apesar desse cenário, os prejuízos ocasionados nesta temporada não devem prejudicar o crescimento da agropecuária na região, conforme sinaliza Fianco.
Na Bahia, a safra de soja também deve apresentar uma diminuição decorrente da seca e do ataque da helicoverpa, conforme disse o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa. A expectativa é que a produtividade média das plantações da oleaginosa no estado alcance 41,9 sacas/ha, número abaixo do registrado na safra anterior, de 47,7 sacas/ha.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo