MP aprovada por comissão permite que produtores renegociem dívidas

Publicado em 18/09/2013 08:38

A medida provisória (MP) 618/13 foi aprovada, na terça-feira (17), na comissão mista após a inclusão no texto de uma renegociação de dívidas de produtores rurais do Nordeste no valor aproximado de R$ 5 bilhões. A estimativa é do presidente da comissão, deputado Afonso Florence (PT-BA). Segundo ele, serão oferecidos descontos para o pagamento das dívidas que devem atingir cerca de 500 mil contratos.

Originalmente, a MP 618 tinha como objetivo principal autorizar um aporte de R$ 15 bilhões do BNDES na Valec, empresa pública ligada ao setor ferroviário.

Boa parte da renegociação de dívidas rurais aprovada agora foi vetada pela presidente Dilma Rousseff em julho; mas, desta vez, houve acordo com o governo para a votação. Serão oferecidos descontos de 40% a 65% para produtores que estejam em locais que tiveram decretados estado de calamidade pública ou situação emergencial por causa da seca decretados entre dezembro de 2011 e junho de 2013.

Também serão oferecidas facilidades para a quitação de débitos dos produtores inscritos em dívida ativa. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) relator da MP, justificou as medidas. Segundo ele, são os produtores que tiveram problemas com a estiagem, com a seca, ou sinistro de safra.

“Logo, não tiveram condições de pagar as suas dívidas na época. Agora terão este benefício justo, e não é um perdão total da dívida. São rebates, percentuais de acordo com cada valor, para que eles possam quitar as suas dívidas e voltar a produzir”, explicou.

Quarentena
Por solicitação do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi retirado do texto artigo que modificava lei sobre a quarentena de ocupantes de cargos públicos com acesso a informações privilegiadas (Lei 12.813/13).

“Ele garantia uma remuneração para cargos de ministro e DAS 6, 5, secretários, em cima do processo eleitoral. Pode ficar parecendo que está se garantindo uma remuneração para quem vai sair do governo no final do ano e certamente existirão muitas mudanças. Melhor que esse assunto seja debatido com mais calma”, ponderou.

O texto aprovado também acaba com a necessidade de emissoras de rádio e de televisão pedirem autorização para a modificação de seus quadros de diretores. Como as emissoras são concessões públicas, o Poder Executivo poderá rejeitar as mudanças assim que for comunicado.

A MP 618 segue agora para votação no Plenário da Câmara e, depois, pelo do Senado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário