Confirmação de safra pequena de café no Brasil deve estimular mais movimento especulativos em NY, informa I & M Smith
Em sua análise diária do mercado do café, a trader sul-africana I&M Smith ressaltou que o clima mais quente que o normal, que prevaleceu no Brasil nas primeiras semanas do ano, contribuiu para acelerar o desenvolvimento das cerejas de café em algumas das principais regiões produtoras. Agrônomos preveem que a nova safra de arábica deverá chegar antes do normal este ano. A colheita do café robusta poderá começar no próximo mês (abril) e a do arábica poderá ter início um pouco antes de maio.
Com um alto percentual de grãos de café danificados no Brasil, que já foi identificado nas primeiras amostras de colheita, o mercado já aguarda relatórios que indicam previsões de safra pequena em maio, o que deverá estimular os movimentos especulativos na Bolsa de Nova Iorque.
A I&M Smith também ressalta que o real está se fortalecendo frente ao dólar americano, o que estaria contribuindo para o desaceleramento das vendas do café arábica no Brasil e na fixação de preços no mercado de Nova Iorque, o que resultou em um fechamento mais firme do mercado na última semana.
A flutuação do mercado de arábica também está relacionada com as especulações geradas pelas notícias de chuvas abaixo da média para a maior parte das regiões produtoras do Brasil, durante o mês de março.
A trader informa ainda que a diferença de preços entre o café robusta, negociado na Bolsa de Londres, e o arábica, negociado em Nova Iorque, está ainda maior e representa um “desconto” de 47,36% para o comprador de robusta.
Informações: I & M Smith
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã