Resultado de tipificidade de caso de EEB chega na próxima semana
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aguarda para a próxima semana o resultado de tipificidade do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ocorrido no Estado do Mato Grosso, cujas evidências demonstram que se trata de um caso atípico (animal criado exclusivamente em sistema extensivo, 12 anos de idade e os demais bovinos investigados – coorte – foram negativos para a doença). O laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, ratificou na noite desta quinta-feira (1º) o resultado do exame realizado pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Pernambuco (Lanagro-PE), cujo laudo deu positivo para marcação priônica.
Desde 1990, o Mapa aplica medidas de prevenção e vigilância da EEB, que são atualizadas constantemente, em harmonização às informações científicas disponíveis e às recomendações da OIE. Diante dessas ações, consolidadas há muitos anos, um registro de enfermidade não configura risco sanitário, visto que as mitigações em curso são suficientes para evitar a reciclagem e amplificação do agente causador.
0 comentário
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas
ABHB celebra 2025 marcante e consolida força das raças Hereford e Braford
Com grande parte das indústrias em férias coletivas, a estabilidade segue predominando no mercado pecuário
Ovinocultura avança em 2025 com ganhos técnicos, expansão genética e maior integração setorial
Busca por contratos futuros no mercado do boi gordo cresce enquanto pecuaristas adiam negociações para postergar o imposto de renda