Helicoverpa: Mapa declara estado de emergência fitossanitária no Maranhão
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), decretou estado de emergência fitossanitária no Maranhão devido ao risco de surto da praga Helicoverpa Armigera. A portaria de número 464 foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União, sendo válida para as mesorregiões Leste e Sul do Estado.
A medida possibilitará a importação de defensivos agrícolas à base do princípio ativo benzoato de emamectina. E também a adoção de medidas para o manejo integrado da lagarta, como vazio sanitário, áreas de refúgio e a destruição de restos da cultura. O decreto tem validade de um ano, a partir da data da sua publicação.
Na última safra, o ataque da Helicoverpa preocupou e gerou prejuízos aos agricultores de importantes regiões produtoras no país. Diante desse cenário, em 2013, o Mapa também decretou estado de emergência nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Bahia e Minas Gerais.
0 comentário
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor