Café: lançamento da Femagri 2015 celebra sucesso da feira anterior e reúne mais de 100 empresas
A quinta-feira (17) foi marcada pelo lançamento da Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. Mais de cem empresas, que já participaram como expositoras, estiveram presentes no evento, que foi realizado pela Cooxupé – maior cooperativa de café do mundo – e noticiado ao vivo pelo site Notícias Agrícolas.
A feira será realizada de 18 a 20 de março de 2015, mas dirigentes da cooperativa organizaram a reunião antecipadamente para “celebrar o sucesso da feira de 2014”, disse José Eduardo Santos, responsável pela Femagri. Além disso, outro fator impulsionou a data prematura. “A Alemanha ganhou a Copa porque teve planejamento prévio. E a Femagri é um sucesso também por isso”, destacou o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.
Com o avanço da cafeicultura no Brasil e no mundo, novas técnicas precisam ser exploradas para que o produtor possa ter maior custo-benefício. “A feira vai trazer o que há de melhor dentro do segmento. A inovação tecnológica que o mercado exige para que o cooperado obtenha lucros”, disse Carlos Augusto, vice-presidente da Cooxupé. Segundo ele, “esse é o pontapé inicial para que a Femagri seja produtiva e traga resultados”.
José Eduardo explica também que as máquinas modernas são úteis para o cafeicultor tanto quando o mercado está em cenário positivo, quanto do lado negativo. “Quando o preço do café está bom, o produtor investe porque tem capital. Quando os valores estão ruins, ele é obrigado a utilizar tecnologia para reduzir mão-de-obra, consequentemente custos também”.
Para ajudar na aquisição de maquinário, a Cooxupé tem o programa “Café com Lucro”, que garante a oportunidade de pagamento feito na moeda nacional, em três anos, com possibilidade de escambo em sacas de café
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã