El Niño é fraco ou está atrasado, segundo meteorologistas internacionais
As águas tropicais esquentaram para um limiar que favorece o evento, mas esfriaram novamente e, agora, estão neutras
O fenômeno climático El Niño, esperado para este ano, provavelmente se desenvolverá de maneira mais fraca do que o inicialmente previsto quase no fim do verão ou no início do outono no Hemisfério Norte, de acordo com o serviço meteorológico MDA, enquanto o grupo LLC diz que talvez ele se atrase alguns meses.
O padrão de clima mais seco no Sudeste da Ásia e no leste da Austrália e as fracas chuvas de monção na India são sinais de um provável El Niño. As águas tropicais esquentaram para um limiar que favorece o evento, mas esfriaram novamente e, agora, estão neutras.
Óleo de palma, cacau, café e açúcar estão entre as culturas que mais sofrem risco, segundo o grupo Goldman Sachs. A Indonésia e a Malásia abastecem 86% da demanda mundial de óleo de palma, enquanto o Vietnã é o maior produtor de café robusta, a India é o segundo maior produtor mundial de açúcar e a Indonésia é o terceiro maior produtor de cacau.
No Sul do Brasil o fenômeno costuma produzir chuvas acima da média e interferir negativamente na produção de arroz.
0 comentário
Previsão do tempo: chuva forte no Sul e tempo seco no Sudeste 16/04/2026
Parte da Região Sul e do Centro-Oeste têm perigo potencial para tempestade nos próximos dias
Brasil Central passa por período de pouca chuva, enquanto que chuvas intensas passam pelo RS
Previsão do tempo: contrastes no Brasil com chuva no Norte e tempo seco no Sudeste 15/04/2026
Previsão mostra tempo seco na maior parte do Brasil Central e risco de tempestade no Sul
Ciclone Extratropical que se forma na Argentina deixa RS em alerta para tempestades severas