Prazo para renegociar dívidas do FCO termina dia 31 de dezembro
Produtores rurais de Mato Grosso que estão em débito com o Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) terão até o dia 31 de dezembro para renegociar as dívidas. Podem ser renegociadas as operações contratadas desde a criação do FCO até o período de 31 de dezembro de 2008 e que estavam em situação de inadimplência até 30 de dezembro de 2012. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta para o prazo e considera as condições de negociação favoráveis ao produtor.
Em Mato Grosso, o Banco do Brasil é a instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) a realizar o procedimento. “As parcelas que estão em atraso voltam para a situação de normalidade, sem a incidência de bônus de adimplência, mais o rebate, multa, mora e demais encargos. Além disso, o produtor que optar pela renegociação terá o prazo de 10 anos para pagar a dívida”, informa a analista de agricultura da Famato, Karine Machado.
“Como em Mato Grosso, não há mais unidades de cobrança do Banco do Brasil e o prazo já está terminando, é importante que os produtores interessados em renegociar a dívida procurem o quanto antes o seu respectivo gerente para que a operação seja localizada, pois após esse contato com a agência o produtor ainda terá que entrar em contato com unidade de cobrança do banco fora do estado, que por sua vez lhe encaminhará para um escritório de advocacia que estará a serviço do Banco do Brasil”, acrescenta Karine.
A Famato orienta aos produtores que após localizada a dívida o produtor formalize a solicitação de renegociação pelo e-mail o quanto antes para o referido escritório com cópia para a GECOR (unidade de Cobrança do Banco do Brasil) e para o gerente da sua agência.
Veja o informativo técnico sobre a renegociação no link: https://sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=254
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).
0 comentário
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial