Porto de São Francisco do Sul deve bater novo recorde este ano
O Porto de São Francisco do Sul deve fechar o ano com novo recorde histórico e mais de 13 milhões de toneladas de carga movimentada entre janeiro e dezembro. A movimentação até novembro já soma 12.517.060 de toneladas, 5% acima do apurado no mesmo período de 2013. A alta tem sido puxada pela importação de fertilizantes, que cresceu 80%, e pela exportação de soja, que representa 38% do total de cargas embarcadas pelo Porto.
Para o presidente do Porto, Paulo Corsi, este é um momento histórico, com superávit e a consolidação do Porto como o segundo principal movimentador de carga não conteinerizada do país. “Batemos recorde histórico em 2013 com movimentação 20% superior ao ano anterior. Continuamos investindo no Porto e, em 2014, inauguramos um novo berço e confirmamos nossa condição de múltiplo uso. Hoje, 10% da soja exportada pelo Brasil passa por aqui”, destaca.
No acumulado até novembro, as cargas destinadas a outros países somaram 7.437.944 toneladas e, no fluxo contrário, os desembarques no Porto somam 5.079.116 toneladas, movimentação realizada em 558 navios. Além de fertilizante, também figuram entre as principais importações soda e trigo. Nas exportações o destaque são os embarques de soja, milho, madeira, motores, ferro e aço. Entre os principais destinos estão a Ásia, Estados Unidos, África, Europa, Oriente Médio e Mercosul.
0 comentário
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional