Rio Grande do Sul: frente fria deixa o tempo fechado e com chuva forte
A formação de uma nova frente fria vai mudar o tempo na região Sul do país nos próximos dias. Hoje o dia já amanheceu com tempo mais fechado e ao longo da quarta-feira a chuva será intensa. “A chuva vem preferencialmente a partir da tarde e os maiores volumes estão previstos entre as cidades de Soledade, Rio Pardo e Teutônia”, afirma o meteorologista da Somar Meteorologia, Marcos Lourenço.
Em Porto Alegre, janeiro foi marcado pela chuva acima do normal. Até o momento, o acumulado de água na cidade está próximo a 150mm, sendo que a média para os 31 dias do mês é que chova em torno de 100mm. Mesmo assim, a capital gaúcha vem de seis dias totalmente secos. Os temporais que começam hoje duram somente até amanhã e na sexta-feira o sol volta a brilhar.
Outro destaque será a queda na temperatura. No início do mês, com a formação de um bloqueio atmosférico, as frentes frias estavam estacionadas no Rio Grande do Sul, provocando chuvas generalizadas, mas sem o avanço de massas de ar polar, os termômetros estavam altos. A partir de sexta-feira, quando a nova frente fria se afastar para o Sudeste, o ar mais frio vai tomar conta do Estado.
Amanhã, mesmo com a chuva a temperatura máxima ficará em torno dos 28°C em Porto Alegre. Já na sexta-feira, a volta do sol não faz esquentar e os termômetros não vão passar dos 25°C na capital gaúcha, valor 5°C abaixo da média para o mês de janeiro na cidade.
0 comentário
Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas