Subvenção da cana fica para depois da aprovação do ajuste fiscal
Não foi a resposta esperada pelos 30 mil produtores de cana do NE e do RJ, mas a liberação da subvenção dos canavieiros só será analisada pelo Ministério da Fazenda depois que as medidas de ajuste fiscal do governo foram votadas na Câmara dos Deputados. Esta foi a informação do atual secretário executivo da Pasta, Tarcísio Godói, na reunião com dirigentes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) nesta quinta-feira (7). A previsão agora é de que a resposta final deva acontecer no próximo mês.
Participaram do encontro todos os presidentes das Associações dos Plantadores de Cana dos estados nordestinos e do Rio de Janeiro, além de parlamentares em defesa do pleito dos agricultores, que já se arrasta desde julho de 2014. “Inclusive o recurso financeiro para pagar o benefício é também do ano passado, referente aos restos a pagar do orçamento que ainda não foi executado. É justamente este recurso que a Fazenda ainda não liberou para o pagamento dos R$ 187 milhões em subvenção da cana”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida.
“Reconhecemos o problema da crise econômica, mas o fato de adiar a resposta sobre a liberação do pagamento da subvenção, estende os problemas dos milhares de produtores e de seus familiares e trabalhadores, prejudicados com a maior seca dos últimos 50 anos, além de incorrer em outro problema maior, que é o risco da lei da subvenção perder a validade”, disse Lima durante a reunião com Godói. O dirigente lembrou ao secretário que a Lei 12.999, sancionada em 2014, só vale até este ano.
Além disso, o presidente da Unida lembrou ao secretário que o processo para o pagamento da subvenção, a exemplo dos anos anteriores, dura em média, quatro meses. Portanto, é preciso agilidade tanto no processo da assinatura, ainda pendente, do decreto regulamentar da referida lei, bem como acelerar o começo dos pagamentos do benefício, para evitar com que tudo isso perca a validade. Para surpresa de Lima, o secretário desconhecia o prazo para executar a legislação, sob o risco dela caducar e os agricultores não recebem nada. Mas o repasse da informação foi positiva, porque Godói se mostrou preocupado com a situação e garantiu uma resposta definitiva após a votação do ajuste fiscal na Câmara dos Deputados.
Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético
Antes da reunião com o secretário Godói, o presidente da Unida participou da mesa de representantes onde relançou a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, que será presidida pelo deputado Sérgio Souza (PMDB/PR). Lima aproveitou para destacar a importância da reativação da Frente, criada em 2013, e comandada pelo deputado Arnaldo Jardim. “Desejamos ao deputado Sérgio Souza toda sorte e que alcance o mesmo desempenho de Arnaldo Jardim em favor do setor”, disse Lima, lembrando de importantes leis aprovadas à época, a exemplo da que garantiu a elevação de anidro na composição da gasolina.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro