Cerrado Mineiro registra atraso no início da colheita de café e têm problemas com grãos miúdos nessa primeira etapa dos trabalhos
Publicado em 17/07/2015 13:00
Cerrado Mineiro registra atraso no início da colheita de café e têm problemas com grãos miúdos nessa primeira etapa dos trabalhos
No Cerrado Mineiro, a colheita do café segue atrasada e os grãos miúdos são a maior preocupação para o cafeicultor. No ano passado, neste mesmo período, a região registrava uma colheita com cerca de 160 mil sacas, porém, esta a colheita caminha com pouco mais de 55 mil sacas, um terço do total esperado.
Para o trader, Joel Souza Borges da Expocaccer, o atraso foi no período de maturação das plantas. “Os produtores estão reclamando que o grão está muito apegado à planta, e mesmo o cerejão continua firme no pé. A última florada em novembro, ainda não atingiu o tempo para colheita e, para piorar, temos em uma mesma planta o café verde, o maduro e o que já está caindo no chão”, explica Souza.
Com isso, o complicador maior para o produtor passa ser na qualidade da bebida. Segundo ele, a cultura da região do Cerrado Mineiro é reconhecida pela qualidade e por realizar vendas futuras, mesmo sem passar pelo maquinário. “Porém, este ano a peneira está baixa por conta do grão miúdo”, conta.
Diante desse cenário, o Departamento de Pesquisa da Expocaccer, prevê uma quebra de produção em cerca de 25% em relação a safra anterior. “Em termos de volume, essa região do Cerrado recebeu no ano passado 1,3 milhões de sacas e a previsão para 2015 é de 1 milhão”, revela Souza.
A colheita do café segue até o final do mês de setembro e, segundo o trader, os preços giram em torno de R$ 440,00 a saca. “O mercado ainda não está reagindo, ainda não assimilou essa quebra na produção e talvez nas próximas semanas possa ocorrer um leve aumento no preço da saca”, finaliza.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café