Potencial produtivo da safra de café em 2016 está comprometido no Sul de Minas. Clima irregular confunde planta e já prejudica florada
Publicado em 21/07/2015 12:58
Clima irregular prejudica condição de florada nos cafezais do Sul de Minas e safra de café em 2016 já tem seu potencial comprometido
As irregularidades climáticas desde o início deste ano afetaram as condições de floradas nos cafezais do Sul de Minas e, a safra de café em 2016 já tem seu potencial comprometido. O inverno caracterizado pelo clima frio e seco surpreendeu os cafeicultores da região. Com um inverno de temperaturas mais altas e chuvas na primeira quinzena de junho, ocasionou o surgimento de botões florais fora da época esperada.
Segundo Alysson Fagundes, pesquisador da Fundação Prócafé, este abotoamento floral ganhou força devido à chuva na primeira quinzena de junho.
“Isso deu um alerta para a natureza. Quando temos chuva e frio nada acontece, mas quando temos chuvas com temperaturas elevadas, surge o abotoamento floral. Como nosso inverno continuou quente, esse abotoamento evoluiu e, como em junho e julho ocorre a grande maioria da colheita de café, tanto manual como mecanizada, grande parte da primeira florada da safra 2016 será perdida”, conta o pesquisador.
Diante desse cenário, o potencial de safra para o ano seguinte será afetado. “A safra 2016 já estava comprometida desde janeiro deste ano com o baixo crescimento vegetativo das lavouras na região. O correto seria que as lavouras estivessem com 20 internódios, mas estão apenas com 15, resultado da estiagem do início de 2015”, explica o pesquisador.
Com isso, a expectativa é que o clima se estabilize, evitando maiores problemas tanto na colheita - que em meados de setembro deverá ser finalizada, como para a safra 2016.
“Infelizmente, não sabemos o que desejar do clima neste exato momento. Não sei se prefiro chuvas que podem barrar o surgimento de mais abotoamentos florais, ou se prefiro o clima mais quente e seco, favorecendo a colheita do café que segue para a finalização”, desabafa Fagundes.
Entretanto, segundo a Fundação Prócafé, a perspectiva da safra seguinte é boa. “Não será uma safra recorde, estamos longe disso, mas será uma safra significativamente agradável se não ocorrer mais nenhum problema climático”, finaliza o pesquisador.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites
0 comentário
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)